quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os cachorros são os melhores amigos dos diabéticos

               Os diabéticos de todo o mundo devem fazer em qualquer ocasião uma reverência aos cães. A maioria nem imagina que a saúde que exibe hoje, quando sabemos que a doença é provocada pela falta ou produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, é graças aos cachorros.
               A descoberta científica de que a doença tinha relação direta com a insulina ocorreu a partir de experimentos feitos em animais, no caso os Tótós e Rex, anônimos colaboradores da Ciência
               As pesquisas foram feitas no início do século XX, conforme informa o Capítulo 31 "Insulina e Hipoglicemiantes orais" de Márcia Marques Jericó de Andrade e Viviani De Marco, do livro Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária de Helenice de Souza Spinosa, Silvana Lima Górniak e Maria Martha Bernardi (Editora Guanabara Koogan).
               "A insulina ocupa um lugar de destaque na história da Endocrinologia... Sua importância como elemento essencial na regulação da glicose sanguínea e do metabolismo de substratos, aliada ao impacto de sua pesquisa nas ciências médicas, pode ser avaliada pelos Prêmios Nobel atribuídos a Banting em 1923 e à pesquisadora Yallow em 1972. Os caminhos que levaram à sua descoberta por Banting e Best em 1921/1922 , por meio da resolução dos sintomas clínicos em indivíduos diabéticos através da aplicação de extratos pancreáticos de cães, iniciaram-se com os experimentos de von Mering e Minkowski em 1889, que reproduziram o quadro de diabetes mellitus em cães pancreatectomizados, estabelecendo a primeira relação entre pâncreas e a homeostasia da glicose."
                Conforme o texto explica, o nome insulina teve origem na certeza de que o produto se originava das ilhotas de Langerhans do pâncreas, como sugerido por Mayer, em 1909. Também Mayer contou com os cachorros em suas pesquisas. 
                Hoje, milhões e milhões de pessoas são beneficiadas por estas pesquisas e pelo sacrifício desses animais. Os cachorros são ou não são os melhores amigos dos diabéticos?
Abraços,
Ricardo Osman


     

Um comentário:

  1. Ricardo, parabéns pelo blog!
    Não esqueça de acessar a rádio boa nova e ouvir "nossos amigos animais" :) Luciana Vaz

    ResponderExcluir