segunda-feira, 4 de abril de 2011

A ressurreição da onça

A onça-parda que sobreviveu a atropelamento na Via Anhanguera, interior de São Paulo/Divulgação


Se gato tem sete vidas, onça também tem. Gatos e onças são felinos. A onça-parda da foto conseguiu sobreviver a um atropelamento na Via Anhanguera, em São Paulo, foi resgatada no meio do asfalto, tratada durante mais de um ano e solta nas matas da Serra do Japi, em Jundiaí, para viver novamente em liberdade.
 A onça-parda da foto é um macho e recebeu o nome de Anhanguera. A espécie é Puma concolor, também conhecida como Suçuarana. Esse animal foi atropelado em setembro de 2009 e uma equipe de resgate da Organização Não-Governamental (ONG) Mata Ciliar conseguiu com competência tranquilizá-lo e retirá-lo da pista. A onça foi levada com ferimentos leves para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da organização. O tratamento incluiu restauração de dente canino. Finalmente fortalecida, ganhou a liberdade em fevereiro último. No momento, o animal é monitorado por meio de um rádio-colar.

A ação é inédita e serve de exemplo para todas as concessionárias de rodovias do País. A ressurreição da onça, que em outros tempos, estaria morta, não é milagre. O trabalho da Mata Ciliar só foi possível graças a parceria mantida com a CCR AutoBan, que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes. Empresa e ONG desenvolveram projeto de resgate de animais.

Anhanguera, vai com Deus!
Abraços,
Ricardo Osman         
Foto do momento em que a onça é solta na natureza/Divulgação


                             Veja as cenas do resgate do felino na Via Anhanguera (vídeo acima)

2 comentários:

  1. `Com o crescimento da medicina veterinaria e aprimoramento e o cuidado com o bem estar em preservar as especies e mante-la em convivio com a natureza.Parabéns a estas pessoas que se dispoe em ajudar estes animais foi maravilhoso coloca-la novamente ao seu convivio, e com bom estado geral de saúde, parabens pela brilhante reportagem.Rogério

    ResponderExcluir
  2. brilhante trabalho em conjunto parabens.rogerio

    ResponderExcluir