sábado, 25 de junho de 2011

'Cão Sem Dono' se diz ameaçado e tem sede interditada em Itapecerica da Serra (SP)


A sede da entidade, em Itapecerica da Serra: abrigo de 120 animais.
                      

A Organização Não-Governamental (ONG) Cão Sem Dono, que tem sede em terreno de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, poderá ser despejada nos próximos dias, depois de enfrentar perseguição de funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) local, que é subordinado à Secretaria Estadual de Saúde. A denúncia é do presidente do Cão Sem Dono, Rafael Miranda, uma entidade com trabalho sério na área da proteção aos animais. Miranda concedeu entrevista a este blog. "A perseguição teve início logo que chegamos no município para trabalhar com os cães e gatos abandonados. Nada justifica a interdição", disse Miranda. O Cão Sem Dono tem, no momento, 120 animais vivendo em seus canis no terreno de Itapecerica da Serra. São animais que aguardam uma adoção. Neste domingo, dia 26, o Cão Sem Dono fará feira de doação de animais na avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, número 2.022, das 11 horas às 17 horas.

O presidente Rafael Miranda
"O Cão Sem Dono vem sendo constantemente aterrorizado pelo CCZ de Itapecerica da Serra. Na última semana, o CCZ esteve em nosso sítio quatro vezes. Todas elas de forma não cortez interrogando os nossos funcionários. Nesse ano foram mais de 10 vistas, algumas delas truculentas, com força policial e até levando um funcionário nosso preso injustamente", disse Rafael Miranda. "O Cão Sem Dono foi interditado por não apresentar alvará da Cetesb, ironia ou não, trata-se do mesmo alvará que o CCZ de Itapecerica da Serra, que está nos exigindo, não tem." A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nega qualquer relação com o problema, informa que não tem nenhum processo contra o Cão Sem Dono e diz que não concede nenhum tipo alvará de funcionamento. (leia comunicado no final desta reportagem).

Instalações do Cão Sem Dono

Cachorros para adoção/Divulgação
Segundo Rafael Miranda, o Cão Sem Dono conseguiu liminar na Justiça que garante a posse dos animais até domingo, 26 de junho. "Segunda feira, dia 27, nossos animais vão estar nas mãos do CCZ, por uma ordem judicial", disse Miranda. "Estamos preocupados com isso."
O caso exige mobilização de todos os que amam os animaias e o bom senso das autoridades de Itapecerica da Serra e do governo do Estado. Lembramos que os protetores e as ONGs são parceiras do Poder Público por resgatarem animais e por prestarem serviços à população.

Na quarta-feira, dia 22, a organização Cão Sem Dono lançou uma petição pública, para recolher assinaturas contra a ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itapecerica da Serra. Segue o comunicado: "Estamos solicitando a todos que nos ajudem nesse momento difícil. Por favor preencham o abaixo assinado da Petição online:http://www.peticao24.com/cao_sem_dono_-_pelo_direito_de_poder_ajudar_os_animais#form
    

RESPOSTA DA CETESB:
Procurada pelo blog AnimaisOk, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) respondeu que não tem nenhum processo oficial contra a ONG Cão Sem Dono. A Cetesb informou na quarta-feira, dia 22, por meio de sua assessoria de imprensa, que não concede alvarás para esse tipo de atividade, o que foi citado por fontes em Itapecerica da Serra.
A gerência da Agência Ambiental do Embu, da Cetesb, disse, por meio da assessoria de imprensa, que a região onde estão os canis é de área de proteção de mananciais. Por se tratar de área de proteção ambiental de mananciais, pode ser que a Cetesb, caso faça uma vistoria no local, exija a regularização das construções ou a licença para o caso de supressão de vegetação.

Agradecemos a atenção e a resposta da Cetesb,
Ricardo Osman

3 comentários:

  1. mas, que absurdo!! em vez de eles apoiarem, eles fazem isso!?!? amo animais e nao suporto ver uma coisa dessas! espero que os cachorrinhos encontrem logo um dono, cada um deles! eles merecem!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas que amam os animais tem que ficar por dentro desse monte de lixo que acontece com os protetores e ajudarem, nem que seja mandando e-mails para a prefeitura de Itapecerica da Serra pedindo para eles pararem com essa perseguição insana.

    ResponderExcluir
  3. conheço o trabalho do Cão Sem Dono a muitos anos e só tenho a parabenizar, um trabalho honesto, digno de respeito aos animais.É PERSEGUIÇÃO da Prefeitura de Itapecerica que em vez cuidar da população, fica prejudicando o trabalho de quem só quer cuidar dos animais. Inveja mata e quem não tem competencia , não se estabelece.

    ResponderExcluir