segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fiesp lança projeto de formação de cão-guia

Um dos cachorros do programa do Sesi de São Paulo/Foto Divulgação
                     
                                      Nesta terça-feira, dia 5 de julho, será firmado o convênio entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo e o Instituto Meus Olhos têm Quatro Patas para o projeto de formação de cães-guias, aqueles animais que ajudam os deficientes visuais. O projeto tem apoio decisivo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de seu presidente, Paulo Skaf. A assinatura do convênio será às 10 horas, na sede da Fiesp, na Avenida Paulista. O compromisso é de uma atuação a favor da inclusão social.  
                                      O Projeto Cão-Guia do Sesi-SP busca formar cães-guias, inclusive com o apoio de famílias acolhedoras (os funcionários da indústria que se dispõem a colaborar com o treinamento do animal), e doá-los aos trabalhadores da indústria do Estado que tenham deficiência visual, de forma que conquistem com a ajuda dos cachorros autonomia para trabalhar e tenham uma vida feliz.  
Os futuros cães-guias/Divulgação
O projeto também visa a formação de novos treinadores e instrutores de dupla (cão e deficiente visual). Os profissionais formados durante o projeto estarão aptos a treinar novos cães e capacitados a unir as duplas.
Segundo a Fiesp, existem dificuldades em preencher os postos de trabalho nas indústrias com profissionais com deficiência visual, sendo um dos obstáculos a dificuldade de deslocamento. As dificuldades para ter um animal treinado são muitas, a pessoa com deficiência visual que deseja um cão-guia tem a alternativa de comprá-lo fora do país, com gasto muito alto, ou aguardar por tempo indeterminado na fila de espera de Organizações Não-Governamentais (ONGs). Este projeto do Sesi tem a colaboração da Fundação Dorina Nowill.



Mais informações em: http://www.sesisp.org.br/caoguia/index.asp




Nenhum comentário:

Postar um comentário