domingo, 27 de novembro de 2011

Crise na Europa aumenta abandono de cães e gatos

Parlamento europeu: bandeiras
dos países membro.
    A crise financeira na Europa, que atinge seriamente países como a Grécia, Itália e Espanha, começa a prejudicar os animais domésticos, como cães e gatos. No início do inverno no hemisfério Norte, chega a notícia de que, por causa do desemprego e outras dificuldades, os cidadãos estão abandonando seus animais à própria sorte. Vê-se que o homem não é o melhor amigo dos bichos. A notícia alarmante é da agência Reuters, divulgada neste domingo: "Enquanto nas ruas há protestos contra as medidas de austeridade, dentro de casa os europeus sentem as consequências da crise e da falta de dinheiro. Alguns lutam para manter o aquecimento no inverno que se aproxima, outros apelam para as refeições gratuitas em abrigos e se livram dos animais de estimação."
                  A reportagem da agência revela que na Inglaterra, país europeu que não faz parte da zona do euro, já há confirmação objetiva do aumento do abandono de cães e gatos – e olha que os ingleses são conhecidos pela devoção a seus animais de estimação. "O abrigo de cães e gatos de Battersea, na capital britânica Londres, registrou neste mês um aumento do número de pessoas que estão desistindo dos seus animais. 'Perdi o meu emprego há quatro meses, e agora estou preocupado porque posso perder a minha casa. Shady é o meu melhor amigo, e eu o tenho há dois anos, mas não posso sustentá-lo mais', disse Aaron LeBlanc, dono do cão Shady."
                 O abandono de animais domésticos por seus donos é um problema que assola também o Brasil e capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo é comum o abandono de animais em parques públicos e campus de universidade, por razões mais absurdas possíveis. O abandono é crescente, e por aqui não há crise econômica, ao contrário a economia cresce com vento a favor e previsão de aumento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário