domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma homenagem a Espoleta, Lobo e Titã.

Camila e a cadelinha Espoleta.
Camila nasceu e construiu sua vida aos poucos.
Cresceu, formou-se na faculdade, casou e teve filhos.
Espoleta uma Yorkshire, nasceu em um criadouro, e recebeu esse nome pois era de uma doçura peculiar e animação incontrolável.
Camila entediada da vida monótona de casamento e filhos resolveu comprar um animal.
Espoleta ao ver pessoas logo se animou, e foi a escolhida pois era a mais animada da turma.
Espoleta cresceu, engordou, e logo ficou cada vez mais espoleta.
Camila trabalhou, criou os filhos, e percebeu que cuidar de Espoleta depois de crescida dava muito trabalho.
Espoleta era feliz e mansa com a família e as crianças.
Camila ficava irritada com as brincadeiras barulhentas e bagunceiras de Espoleta.

Os anos se passaram e Espoleta não mudava, continuava uma serelepe.
Camila, muito centrada, um dia perdeu a calma e espancou Espoleta na frente da filha até a morte.
Agora eu me pergunto, onde começa o erro nessa história?

A partir do momento que aquela mulher provavelmente comprou o animal em um pet shop, Espoleta foi condenada a COISA. Porque são coisas aquilo que podemos comprar e vender, e depois de fazer o uso que queremos, descartar.
A postura está errada desde o princípio, e sim eu sinto nas entranhas que o meu animal não é coisa, é vida! São vidas inocentes, que precisam de amor e cuidados. Não podemos mais coisificar os nossos animais de companhia!
Quando sentimos nas entranhas que algo está errado, quando dói, corrói, e nos traz um grande sentimento de indignação, simplesmente não pode estar certo, e passar batido.
No caso da enfermeira que espancou até a morte um ser completamente inocente e indefeso em Goiás, eu digo que sinto em minhas entranhas o quanto isso é errado em vários níveis, e o quanto não deve passar despercebido pela Justiça.
Sim, o povo está clamando por Justiça, pois está doendo em cada um que viu aquelas imagens, saber que esse alguém está indo "dormir feliz, pois não dá em nada" (palavras atribuídas à autora do crime).
Precisamos de leis mais duras quanto aos crimes de maus-tratos aos animais que, aliás, são amplamente cometidos em nosso País. Porém, a ética antropocêntrica na qual estamos inseridos limita seriamente uma relação harmoniosa entre nós e a vida animal. Agora no calor do momento, com tantos casos terríveis vindo à tona, como o do Lobo que foi arrastado por um carro, ou do Titã que foi enterrado vivo pelo seu responsável, devemos nos levantar, e dar voz aos que não podem falar, mas uivam por compaixão!
Vamos falar pelo Lobo, Titã, e Espoleta (como foi apelidada a pequena York). Devemos controlar nossa revolta e convertê-la em resultados para que esses seres que dependem de nós possam ser ouvidos.

             "Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." [Mahatma Gandhi]
Texto de Rafaela Drielli, de 20 anos, estudante de Medicina Veterinária em São Paulo.

Um comentário: