sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Feliz 2012 para você e todos os seus animais!

                 Amigos e amigas, o blog AnimaisOk foi criado em março de 2011 e chega ao fim do ano com 20 mil visualizações de página! Foram publicados com fotos 110 posts.
                 Com certeza o número é um sucesso para nós, que aproveitamos para agradecer o seu apoio e sua participação.
                 Acreditamos que o trabalho contribuiu para melhorar as condições de vida dos animais no Brasil, para a defesa do tema do Bem-Estar Animal, ao divulgar informação de qualidade com credibilidade. 
                 Gostaríamos de agradecer aos muitos amigos que contribuíram com sugestões, textos e fotos, aos professores que deram entrevistas ao blog e aos nossos "Conselheiros Editoriais", Luiz Antônio Maciel e Fernando Porto.
                 Nosso agradecimento especial também à direção do Diário do Comércio, jornal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em cujo site estamos hospedados.
                 Nossa gratidão ao parceiro e designer do blog, Luis Carlos da Silva, que tornou tudo isso possível com sua criatividade e que a cada dia melhora ainda mais o visual.
                 
                 A prioridade em 2012 no Brasil é a criação de uma legislação mais rigorosa na punição de crimes de maus-tratos a animais. Os fatos de 2011 não podem se repetir!
                Vamos fazer esta campanha já a partir de janeiro.
                Forte abraço,
                Ricardo Osman e equipe
              
               

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nosso adeus a Chita, uma estrela do cinema.

Chita com Jane e Tarzan

                                       O chimpanzé Chita, conhecido por suas atuações no cinema ao lado de Tarzan, a quem sempre salvava das confusões, morreu aos 80 anos na véspera do Natal, segundo informam as agências de notícias. Fazemos aqui nossa homenagem a Chita, que ficou conhecida em uma série de filmes feitos a partir da década de 30, ao lado do ator Johnny Weissmuller . No Brasil, as histórias de Tarzan, Jane e Chita foram exibidas na Rede Globo na década de 70 com grande sucesso.
                                       A personagem Chita do cinema era, na vida real, um chimpanzé macho. E o curioso, que só percebemos agora, é que o animal atuou no cinema quando ainda era muito jovem. Isso explica a possibilidade de se colocar em um estúdio um chimpanzé macho, primata que na fase adulta da vida tem a força de dez homens e se ficar irritado com o diretor dificilmente será contido. 
                                      Chita estava aposentado e vivia na Fundação Santuário Primata Suncoast, da Flórida. Morreu de insuficiência renal. "Foi com grande tristeza que a comunidade perdeu um querido amigo e familiar em 24 de dezembro de 2011", disse o Santuário em seu site. O macaco chegou ao Santuário Suncoast por volta de 1960, depois de viver em uma propriedade do ator Johnny Weissmuller na Flórida, disse a porta-voz Debbie Cobb ao jornal The Tampa Tribune.

                     

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal, a você e a todos os animais do planeta!

                      É Natal, época do Nascimento da Esperança. Uma homenagem de todos nós a Jesus Cristo, que nos inspira e nos orienta em nossa caminhada.
                      No dia 25 de dezembro, não se esqueça de desejar um Feliz Natal a todos os animais que encontrar em seu caminho, seja na cidade, na praia ou no campo. Os animais ajudaram a aquecer e a tornar mais confortável a chegada do Menino Jesus!
                      Basta olhar a imagem. 
                      "Achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura", Lucas, 2 - 12.  A mensagem era para os pastores nos arredores de Belém.
                      Um Feliz Natal e um Ano Novo de Saúde e Paz para você e todos os seus animais são os nossos desejos,
                      Ricardo Osman e todos os colaboradores do blog AnimaisOk. 
           

domingo, 18 de dezembro de 2011

Diante da câmera, Yorkshire é torturado. Criminosa deve ir para a cadeia.

Estamos de luto
A cena no YouTube é filme de terror. Tomei coragem para assistir ao vídeo em que a enfermeira Camila Corrêa, da cidade de Formosa, perto de Goiás, espanca um cachorrinho Yorkshire, joga ele no chão com toda a força (ouve-se o barulho) e finalmente o cobre com um balde, em um ato final de sua tortura. Tudo disso diante de uma criança de dois anos.
Não há dúvida nenhuma: o caso exige punição exemplar, a prisão da agressora.
Trata-se de uma criminosa em potencial, demente, arrogante, que deve ir para a cadeia por alguns anos na tentativa de refletir sobre o que fez – e aqui faço um julgamento sereno. Essa Camila é um perigo para todos que convivem com ela, para aquela criança e a sociedade, por sua covardia.  Segundo o jornal Folha de S. Paulo de 22/12/2011, Camila Moura confessou na Polícia Civil da cidade de Formosa o crime. A pena: multa de R$ 3.000,00 (três mil!) aplicada pelo Ibama por maus-tratos.
                Este blog está lançando, em lembrança de todas essas vítimas, CAMPANHA POPULAR POR PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA AOS AGRESSORES DE ANIMAIS.
                No momento, a legislação é branda, a lei de Crimes Ambientais de número 9.605, de 1998, somente prevê um ano de cadeia por maus-tratos a animais. Crimes com pena de até um ano de detenção são considerados de menor potencial ofensivo e são pagos, na verdade, com serviços comunitários, por outro direito previsto na legislação brasileira (a lei de número 9.099 do Código Penal). Precisamos de duas ações:
                1) Campanha popular em todo o País para a mudança da legislação na Câmara dos Deputados e no Senado, em Brasília. Isso pode ser feito por meio de petições públicas ou diretamente com os parlamentares. Em breve, indicarei qual a melhor estratégia neste blog, depois de ouvir advogados especializados.
                    Mas desde já sabemos que é urgente a mudança no artigo 32 da lei de Crimes Ambientais de número 9.065. A pena prevista para os crimes de maus-tratos deve superar os dois anos de detenção. Por exemplo, prever quatro ou cinco anos. Desta forma, um crime como este contra um cachorro deixaria de ser enquadrado na lei 9.099, do Código Penal, que qualifica os delitos de menor potencial ofensivo. Os acusados poderão ser presos em flagrante e, após julgamento, cumprir pena na cadeia.
                2) Lançar em todas as oportunidades o slogan: "Maltratar animais é crime. Dá cadeia".  

Este blog não vai reproduzir as imagens do filme que está no YouTube em respeito a seus leitores, principalmente às crianças e adolescentes que nos leem. Devemos preservar sobretudo crianças como aquela que presenciou a tortura do Yorkshire.

Uma homenagem a Espoleta, Lobo e Titã.

Camila e a cadelinha Espoleta.
Camila nasceu e construiu sua vida aos poucos.
Cresceu, formou-se na faculdade, casou e teve filhos.
Espoleta uma Yorkshire, nasceu em um criadouro, e recebeu esse nome pois era de uma doçura peculiar e animação incontrolável.
Camila entediada da vida monótona de casamento e filhos resolveu comprar um animal.
Espoleta ao ver pessoas logo se animou, e foi a escolhida pois era a mais animada da turma.
Espoleta cresceu, engordou, e logo ficou cada vez mais espoleta.
Camila trabalhou, criou os filhos, e percebeu que cuidar de Espoleta depois de crescida dava muito trabalho.
Espoleta era feliz e mansa com a família e as crianças.
Camila ficava irritada com as brincadeiras barulhentas e bagunceiras de Espoleta.

Os anos se passaram e Espoleta não mudava, continuava uma serelepe.
Camila, muito centrada, um dia perdeu a calma e espancou Espoleta na frente da filha até a morte.
Agora eu me pergunto, onde começa o erro nessa história?

A partir do momento que aquela mulher provavelmente comprou o animal em um pet shop, Espoleta foi condenada a COISA. Porque são coisas aquilo que podemos comprar e vender, e depois de fazer o uso que queremos, descartar.
A postura está errada desde o princípio, e sim eu sinto nas entranhas que o meu animal não é coisa, é vida! São vidas inocentes, que precisam de amor e cuidados. Não podemos mais coisificar os nossos animais de companhia!
Quando sentimos nas entranhas que algo está errado, quando dói, corrói, e nos traz um grande sentimento de indignação, simplesmente não pode estar certo, e passar batido.
No caso da enfermeira que espancou até a morte um ser completamente inocente e indefeso em Goiás, eu digo que sinto em minhas entranhas o quanto isso é errado em vários níveis, e o quanto não deve passar despercebido pela Justiça.
Sim, o povo está clamando por Justiça, pois está doendo em cada um que viu aquelas imagens, saber que esse alguém está indo "dormir feliz, pois não dá em nada" (palavras atribuídas à autora do crime).
Precisamos de leis mais duras quanto aos crimes de maus-tratos aos animais que, aliás, são amplamente cometidos em nosso País. Porém, a ética antropocêntrica na qual estamos inseridos limita seriamente uma relação harmoniosa entre nós e a vida animal. Agora no calor do momento, com tantos casos terríveis vindo à tona, como o do Lobo que foi arrastado por um carro, ou do Titã que foi enterrado vivo pelo seu responsável, devemos nos levantar, e dar voz aos que não podem falar, mas uivam por compaixão!
Vamos falar pelo Lobo, Titã, e Espoleta (como foi apelidada a pequena York). Devemos controlar nossa revolta e convertê-la em resultados para que esses seres que dependem de nós possam ser ouvidos.

             "Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." [Mahatma Gandhi]
Texto de Rafaela Drielli, de 20 anos, estudante de Medicina Veterinária em São Paulo.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alerta: risco de enchentes no verão. Proteja também seus animais!

Cena paulistana
                   Neste verão, as fortes chuvas vão provocar enchentes e desmoronamentos nas cidades brasileiras, levando ao sofrimento pessoas e animais, como ocorreu no início deste ano na região serrana do Rio de Janeiro. Nas grandes cidades, como em São Paulo, é comum os córregos transbordarem e surpreender as famílias. É importante nesta hora lembrarmos dos animais que também sofrem com as inundações. Por isso, é fundamental que os responsáveis por cães e gatos tomem as providências necessárias desde já para assegurar que os bichos estarão protegidos neste verão.
                   1) Mantenha seu animal em local seguro e com placa de identificação na coleira (nome, telefone e endereço)
                   2) Evite seu contato e o de seus animais com as águas das enchentes, que são sujas e podem transmitir a Leptospirose.
                   3) Se sair da residência leve seu animal com você. Se isso não for possível, no caso de uma emergência, não o deixe preso pela guia na residência ou em algum recinto. Ele deve ficar solto em condições de procurar local seguro. 
                   4) Tenha por perto os telefones do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de sua cidade.  
                   A WSPA, que é a organização mundial de proteção aos animais, dá algumas orientações no site que ajudarão você a tomar conta de seus bichinhos nesta hora. "Em caso de emergência, leve sempre seus animais com você, sejam cães, gatos, aves, peixes ou qualquer outra espécie! No caso da impossibilidade de levá-los consigo a um abrigo público para pessoas, procure casas de amigos ou parentes para acolhe-los provisoriamente. Não se esqueça de identificar preventivamente seus animais com coleiras ou plaquetas, com seu nome e um telefone para contato." No caso de algum problema, isso vai ajudar as equipes de resgate a reunirem novamente toda a família. Mantenha os animais desde já em locais seguros e sob a proteção de para-raios.

                 Veja abaixo cena ocorrida em São Paulo, exibida na TV Bandeirantes.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O sobrevivente

O animal ficou 12 horas enterrado/Divulgação

                               Quando a gente acha que já viu de tudo neste mundo, em termos de maldades de alguns seres humanos, nos chega esta informação e esta foto pela internet: o cãozinho abatido e ferido foi enterrado vivo por seu dono em cidade do interior de São Paulo, o município de Novo Horizonte. O caso deve ser apurado pela Polícia. Segundo a Associação Mão Amiga, o animal foi enterrado vivo, ficou debaixo da terra por 12 horas, mas foi salvo por um protetor de animais que desconfiou da terra remexida na casa do dono.
                              O protetor é o vice-presidente da Associação Mão Amiga, Alexandre Rodrigues, que estava justamente apurando denúncias de maus-tratos contra animais no endereço. Ainda bem que Rodrigues não desistiu ao perceber o desaparecimento do cachorrinho e conseguiu perceber a crueldade inimaginável contra um animal inocente. A veterinária que atende o cão disse que seu estado de saúde é grave. Visivelmente está desnutrido, possivelmente com sarna e tem os olhos feridos. Seu nome deveria passar a ser "Lázaro".
                              Este blog pede a apuração rigorosa de todos os fatos pela Polícia do Estado de São Paulo. O caso não pode ficar impune. Mas é preciso tomar o depoimento do ex-dono do animal e de testemunhas. E aproveitamos para lançar campanha POR LEGISLAÇÃO QUE DETERMINE PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA NO BRASIL AOS ACUSADOS E CONDENADOS POR MALTRATAR ANIMAIS. DEVEM FICAR MUITOS ANOS NA CADEIA.        

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O adeus ao cão mais velho do mundo

Pusuke está no livro Guiness dos Recordes (Foto Reuters)

                                       O cãozinho da foto é Pusuke, da raça shiba inu, do Japão. A raça foi desenvolvida como cão de guarda na região de Nagano, mas ficou famosa porque Pusuke teve vida muito longa: 26 anos e 9 meses, o que equivale a 125 anos na cronologia biológica dos seres humanos. Pusuke morreu na segunda-feira, dia 5, em Sakura, província japonesa de Tochigi. Segundo seus donos, ele nasceu em 1º de abril de 1985 e está no Livro Guiness dos Recordes.
                                      Pusuke é uma esperança para todos nós de que com alimentação e cuidados corretos nossos amáveis cachorros podem passar mais tempo ao nosso lado.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A matilha do Metrô da Rússia


Cópia da página sobre
os cães da Rússia na internet
Uma matilha de vira-latas vive nas estações de Metrô de Moscou, terra de Lenin. São cerca de 500 animais que compartilham escadas rolantes, plataforma e até os vagões com os cidadãos russos. Uma interação inimaginável em qualquer outra cidade do mundo. A notícia nos chega no formidável artigo de Jaime Spitzcovsky publicado na coluna Bichos, da Folha de S. Paulo, edição do dia 28 de novembro de 2011. "Uns cães, em busca de comida, cumprem rotina de descer nas paradas que os levam a locais onde abocanham o alvo com mais facilidade", escreveu o jornalista, ressaltando que a matilha surgiu em período de turbulência econômica na Rússia, quando aumentou o número de "abandonos". Usuários do Metrô de Moscou decidiram fazer um site com fotos para ajudar esses animais a encontrarem um lar. O site é o http://www.metrodog.ru/. Veja reprodução do site nesta páginaSe você planeja ir a Moscou nestas férias, não se esqueça de incluir, entre todos os roteiros maravilhosos, esse da matilha do Metrô, que é sem dúvida um dos casos mais sensacionais da capacidade de cães e humanos de conviverem juntos, inclusive debaixo do chão.
Para ver mais: http://www.metrodog.ru/