quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Na Inglaterra, recorde de abandono de cães no abrigo Battersea Dogs & Cats Home.

Cão abandonado no abrigo Battersea Dogs & Cats Home/Foto divulgação
                      
                          O site de um dos mais tradicionais abrigos de animais resgatados da Inglaterra, o Battersea Dogs & Cats Home, sediado em Londres, alerta para o aumento do número de abandono de animais em janeiro deste ano. Segundo a notícia, no primeiro mês do ano o abrigo recebeu 630 telefonemas de proprietários de animais interessados em descartá-los, deixando-os no Battersea. O número é um recorde (triste) para a instituição criada em 1860 e que tem como patrona a Rainha Elizabeth. O fato ocorre em meio a uma das maiores crises econômicas do continente Europeu.
                         A direção do abrigo londrino diz que está preocupada "porque os animais são vítimas da sociedade descartável na Grã-Bretanha". Segundo o comunicado, o número de consultas de donos de cães (sobre a possibilidade de deixá-los no local) aumentou 30% acima da média de 2011, que foi de 490 chamadas por mês. Os proprietários dos animais alegam inúmeras razões para o abandono. Um proprietário disse que ganhou um novo cachorro e não tem espaço para dois no apartamento. Outro alegou que o cachorro late muito. Sean Welland, gerente do Battersea, explicou: "É triste quando os proprietários não têm outra escolha, a não ser levar seu cão para nós." No ano passado, o Battersea cuidou de quase 6 mil cães perdidos e indesejados. Em janeiro, o abrigo recebeu 500 telefonemas de donos de gatos que pretendiam deixar ali seus animais.
                         Crise econômica – Nós, do blog AnimaisOk, acreditamos que há uma relação direta entre a crise econômica na Europa e o aumento do abandono de animais na Inglaterra. Os animais estão passando um terrível inverno em 2012. A situação na Grécia, que recebeu nesta semana ajuda de 130 bilhões de euros, é uma das piores, ao lado de Portugal, Espanha e Itália, todos países em recessão. O desemprego aumenta em todo o continente. A Inglaterra não usa a moeda comum, mas sua economia está igualmente enfraquecida. Em tempos de corte de gastos, o bem-estar dos animais domésticos é sacrificado por donos amedrontados. 
  

Para saber mais: http://www.battersea.org.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário