sexta-feira, 27 de abril de 2012

Um paciente especial: o jumento Juventino.


Juventino no hospital veterinário da FMU/Fotos de Ricardo Osman/Exclusivo
    REPORTAGEM EXCLUSIVA DO DIA DO TRABALHO O jumento Juventino é um bichinho de sorte. Ele sofreu um acidente em março deste ano, mas conseguiu ser atendido no hospital veterinário da faculdade FMU, localizado no campus do bairro do Morumbi, onde continua internado, mas já sem risco de morte. Não é todo dia que os veterinários atendem um jumentinho de nove meses de idade em uma emergência. Juventino tornou-se um paciente especial e mobilizou toda uma equipe de veterinários.
O ACIDENTE – Juventino vivia em uma fazenda na região Centro-Oeste do País, mas foi amarrado a uma corda. A corda, porém, enroscou na pata traseira esquerda (na foto, com o curativo) e "estrangulou" o membro de tal forma que a circulação sanguínea ficou comprometida. A extremidade da pata, sem irrigação, necrosou. O seu dono precisou fazer uma viagem a São Paulo e trouxe Juventino, levando-o para o hospital da FMU.
Hora do almoço
O LUTADOR – Quando chegou, o jumento surpreendeu veterinários, ao demonstrar um quadro clínico estável diante de uma ferida tão grave. Juventino mostrou que é um lutador. Por causa da área necrosada, o animal perdeu o casco (que caiu), e as falanges distal e média do membro pélvico esquerdo. A título de ilustração, podemos dizer que ele perdeu a unha e a ponta do terceiro dedo da pata. Os jumentos, assim como os cavalos, caminham sobre o terceiro dedo (contado de dentro para fora). As espécies evoluíram desta forma na natureza, o que garantiu grande velocidade e resistência.
 PRÓTESE – A perna traseira esquerda do jumento ficou mais curta. Juventino tornou-se, de certa forma, um deficiente físico. Mesmo que se recuperasse, seu estado de saúde exigiria uma atenção especial para o resto da vida e provavelmente até uma prótese, para que ele pudesse caminhar normalmente.  Tudo isso foi discutido com seu proprietário nos primeiros dias da internação. O dono disse que não teria condições de manter Juventino dessa forma no pasto da fazenda e decidiu abrir mão dele. Para o dono, não havia mais nada que fazer pelo pobre jumentinho. Mas Juventino é um bichinho de sorte! Uma professora, médica veterinária, decidiu adotá-lo e se responsabilizou por seu longo e pioneiro tratamento.  

Juventino e a prótese provisória
 O TRATAMENTO  Nos primeiros dias de internação no hospital, Juventino foi tratado com anti-inflamatórios, antibióticos e analségicos. O objetivo era reduzir a ferida na extremidade da pata esquerda. No momento, Juventino usa uma prótese provisória, feita com ataduras e uma tala sob medida, para ganhar apoio na pata esquerda. Ele vai usar essa prótese provisória até completar a fase de crescimento, por volta do primeiro ano de vida. A equipe de veterinários já considera a ideia de desenvolver para Juventino uma prótese definitiva para garantir mobilidade correta e sem dor ao animal. O equipamento é inovador e muitos pontos são ainda considerados. Hoje, o tratamento de Juventino é à base de fitoterápicos e inclui óleo ozonizado, que favorece a cicatrização. Como se diz por aí, Juventino tá chique! Nas próximas semana ele deve ter alta do hospital e seguirá para seu novo lar: uma chácara localizada no interior de São Paulo. Vida longa ao amigo!
DIA DO TRABALHOFazemos aqui esta homenagem especial a Juventino e a todos os jumentos do planeta, animais que trabalham muito, desde a Antiguidade, levando cargas, transportando barris de água etc. Eles tornam a vida dos seres humanos mais fácil e confortável. Devem ser homenageados em 1º de Maio, no mundo animal.               
                                           
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário