domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma loja inovadora de adoção de animais

  
Renato Neto na porta da Loja Centro de Adoção/Fotos Ricardo Osman

                                      A Associação Natureza em Forma, uma das mais prestigiadas entidades de proteção a animais de São Paulo, acaba de inaugurar na rua General Jardim, número 234, no Centro da Capital, próximo da estação República do Metrô, um espaço sem precedentes: é a Loja Centro de Adoção, uma unidade que, além de vender produtos pet, placas de identificação para os bichinhos, camisetas e materiais institucionais de diversas organizações não-governamentais (ONG), mantém cães e gatos para a adoção. 

 
O espaço reservado ao convívio com os animais
Quem está à frente do projeto inovador é o protetor Renato Neto, que responde também pela programação dedicada aos animais no Matilha Cultural. "Os animais são doados com todos os cuidados", disse Renato a este blog. Os cães e gatos disponíveis para a adoção são castrados, vermifugados e vacinados. Os interessados passam por uma entrevista e têm de pagar uma taxa. "Nesta concepção de loja, as pessoas podem conviver com os animais no local, o que é diferente de escolher um amigo por uma foto na internet ou a partir de uma recomendação." Os cachorrinhos, como Sininho e Feliz, e os gatinhos, como Cotoco, têm um espaço reservado no andar de cima da loja, com acesso aos clientes. Mas quem entra já vê os animais brincando lá em cima por conta da arquitetura, também inovadora, que usou paredes de vidro. Renato Neto explica que à noite todos os bichinhos são levados para a casa dos voluntários que trabalham na loja, que servem como abrigo provisório. "A loja está tendo grande sucesso, sempre tem gente entrando e já pensamos em fazer dela uma franquia social, algo que possa ser reproduzido em outros endereços", disse Renato.


Visual dentro da loja

Miriam Silveira adotou uma cachorrinha

Serviço: A Loja Centro de Adoção funciona de terça-feira a domingo
                 Horário: das 10 horas às 20 horas.
                 Endereço: rua General Jardim, número 234, Centro de São Paulo
                Telefone: (11) 3151-2536
                A loja aceita doação de ração, jornais, produtos de limpeza, acessórios para pet.
                O trabalho na loja é feito por voluntários: voluntario@naturezaemforma.org.br
                A Associação Natureza em Forma não recolhe animais

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Na Flórida, turistas podem visitar hospital de animais selvagens. É o Animal Care Center.

Exame realizado no Animal Care Center, na Flórida.
                     
Cervo no dentista

                  Quem nunca quis conhecer de perto um hospital veterinário? Agora, os turistas de todo o mundo e em especial os brasileiros (que terão os vistos para os Estados Unidos facilitados a pedido do presidente Barack Obama) podem ver um hospital de animais de verdade no Busch Gardens, localizado em Tampa, na Flórida.
                  O projeto inovador é o Animal Care Center, que pertence ao grupo SeaWorld Parks & Entertainment, companhia que entende bem do assunto. O Animal Care Center foi inaugurado na última segunda-feira, dia 23 de janeiro. Nessa atração, segundo a assessoria de imprensa do grupo, os visitantes têm a oportunidade de observar de perto os cuidados e o tratamento dos animais, como cervos, macacos e sapos. Grande parte de todas as atividades de cuidados com os animais, que vão de nutrição até exames de raios-x e cirurgias, será conduzida agora sob o olhar dos visitantes. Antes, esse trabalho ficava nos bastidores do Busch Gardens. "Temos muito orgulho dos cuidados que damos aos nossos animais", disse o vice-presidente de Operações Zoológicas do Busch Gardens, Mike Boos. Toda a observação será feita através de amplas paredes de vidro e um sistema de áudio possibilitará a comunicação entre os visitantes e os profissionais durante os procedimentos. Câmeras posicionadas dentro das salas de exames irão transmitir ao vivo imagens privilegiadas aos turistas. Com certeza, o Animal Care Center irá despertar em muitos jovens a vocação de ser veterinário. 

Para saber mais:  O SeaWorld Parks & Entertainment busca por meio do entretenimento promover a celebração, o contato e o cuidado com a natureza e o mundo animal. A companhia é proprietária e administradora de 10 parques nos Estados Unidos, além de possuir a recém-criada divisão SeaWorld Pictures. Os parques recebem em média 23 milhões de visitantes por ano e promovem experiências inesquecíveis por meio de encontros com animais, espetáculos e atrações de altíssima qualidade. São três unidades do SeaWorld e dois parques Busch Gardens, sendo um em Tampa (Flórida), e outro em Williamsburg (Virginia). http://www.seaworldparks.com.br/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jogador Neymar faz campanha para leão-marinho ter o nome de "Neymarinho"

O leão-marinho do Aquário de Santos/Foto divulgação.
                      O jogador Neymar, craque de bola do Santos, lançou ontem no twitter campanha para batizar a nova atração do Aquário de Santos, um leão-marinho, com o nome de "Neymarinho". O que você acha? Quem organiza a escolha do nome do animal é o jornal "A Tribuna", da cidade de Santos. Ontem à noite, o jogador entrou na brincadeira por meio da internet. O leão-marinho macho tem seis anos de idade e pesa 270 quilos, segundo o jornal. 
                                 O mamífero aquático foi emprestado pelo Zoológico de São Paulo, onde nasceu, ao Aquário de Santos. Ele chegou em dezembro passado com o nome de Inti (Deus Sol), mas deverá ficar mais famoso, na terra do futebol, se usar o nome do craque. Desejamos que a votação desperte ainda mais carinho e atenção para com este leão-marinho que ensina às crianças e adolescentes do País como são os bichos nas regiões mais frias do Polo Sul.
                                 Por meio de seu site, o jornal A Tribuna informou na sexta-feira, dia 27 de janeiro, o resultado da votação: o novo leão-marinho do Aquário de Santos foi batizado com o nome de Abaré, que significa amigo em tupi-guarani.
                                Mais informações: (http://www.atribuna.com.br/). 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Um dia histórico para a defesa dos animais neste País. A Avenida Paulista parou neste domingo dia 22.


A passeata chega à esquina da rua Augusta com a Avenida Paulista
/Fotos de Ricardo Osman

         A manifestação deste domingo na Avenida Paulista, coração da cidade de São Paulo, reuniu nove mil pessoas em defesa dos animais e contra a crueldade (o cálculo é da Polícia Militar). O ato pacífico foi organizado em várias cidades do País pelo movimento Crueldade Nunca Mais e deixou claro para as autoridades a vontade de boa parte da população. Os cidadãos exigem leis mais rigorosas para punir crimes de maus-tratos aos animais, crimes como os recentes cometidos contra o cachorro Lobo, que foi arrastado por um carro; o da cachorrinha Lana, morta por uma enfermeira de Goiás, e o caso dos 4 cães e 35 gatos mortos na Vila Mariana por Dalva Lina da Silva, que apesar do flagrante continua em liberdade. Em São Paulo, a manifestação teve início às 10 horas diante do MASP e seguiu até a Avenida Consolação, e de lá retornou ao museu, encerrando ao meio-dia, com as pessoas cantando o Hino Nacional brasileiro. Foi um ato silencioso, cortado pelos gritos de "Justiça". "Este foi um momento histórico para a proteção dos animais neste País", disse a jornalista e protetora de animais, Dinorah Ereno, que esteve na passeata. "Os últimos casos de crueldade como o do cão Lobo, o da yorkshire Lana de Goiás e o da Vila Mariana sensibilizaram a população." O blog AnimaisOk apoia oficialmente o movimento Crueldade Nunca Mais.
A frase que lembrou a mudança necessária no Brasil
                
                               Os manifestantes levaram cartazes e fotos de recentes crueldades cometidas contra os animais.  Estavam presentes organizadores como Angela Caruso, nossa amiga, presidente da ONG Quintal de São Francisco, e Renato Neto, da Natureza em Forma. Além de artistas como Luisa Mel. "Hoje foi realmente um dia histórico para a causa animal. Estávamos precisando de algo assim para dar um basta à crueldade", disse a jornalista e protetora Márcia Rodrigues. "A gente vai mudar a lei ainda neste ano", acrescentou. Atualmente, os crimes contra cães e gatos, por exemplo, não são punidos com cadeia. A lei de Crimes Ambientais, de 1998, que trata dos maus-tratos é branda.

Manifestantes levaram seus cães ao ato
                
Cartazes lembraram as dores dos animais
                             

Uma homenagem a todas as vítimas. Os bichos tiveram vozes na Avenida Paulista.
                             
A manifetação retorna da Avenida Consolação
                                

O pessoal da construção parou para apoiar o movimento
O "cachorrão" pediu Justiça

Até Elvis apareceu
Família unida em defesa dos bichos.
 Thiago Cirilo e a mulher Tatiana com os filhos Isabela, de 8 anos, e Cauê, de 2 anos.
Os gatos também estavam representados
                                 
Na fantasia, a cachorrinha Yorkshire Lana joga o balde na dona.
                           

A apresentadora Luisa Mel desabafa: "Justiça, Justiça..."
                                                            

Você pode apoiar a mudança na legislação brasileira contra crimes de maus-tratos a animais. Em breve, o movimento Crueldade Nunca Mais vai iniciar a coleta de assinatura da petição oficial http://www.crueldadenuncamais.com.br/.

No encerramento, diante das bandeiras de São Paulo e do Brasil,
manifestantes cantam o Hino Nacional brasileiro.
                                                                          

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Veterinários na Estrada" ajuda animais vítimas das enchentes em Minas Gerais

Equipe de os Veterinários na Estrada/Foto divulgação
                               A equipe de os Veterinários da Estrada, liderada pela doutora Amélia Oliveira, está nesta quinta-feira, dia 19, no município de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, ajudando os animais vítimas das enchentes e dos desmoronamentos provocados pelas fortes chuvas na região. A cidade tem 120 mil habitantes. 
                              A veterinária Amélia Oliveira tornou-se uma das maiores especialistas do País no atendimento a animais vítimas de catástrofes naturais. A equipe dos Veterinários da Estrada esteve no ano passado em Teresópolis e em outras cidades da região serrana do Rio de Janeiro onde fez um trabalho excepcional. Os veterinários e os assistentes trabalham em condições difíceis nestes desmoronamentos, arriscam a vida e ajudam diversas espécies de animais, cães, gatos, cavalos e outros. A equipe realiza até cirurgia e tudo é levado em jipe e caminhões que partem de São Paulo, onde está a clínica no bairro do Ipiranga. "Decidimos pegar a estrada, rumo a Minas. Já fizemos contato com a Dra. Carla Sassi, médica veterinaria. Ela está atuando no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Conselheiro Lafaiete, onde a prefeitura está dando total apoio aos resgates. Essa cidade é central e de lá, poderemos chegar às outras cidades alagadas", disse Amélia Oliveira, em seu site. 
                             Os Veterinários da Estrada estão arrecadando ração, remédios e produtos de limpeza para ajudar os animais de Minas Gerais. Colabore.
                             Veja no site como você pode ajudar: www.veterinariosnaestrada.com.br/
                              A equipe do blog AnimaisOk deseja sucesso à Dra. Amélia Oliveira e a seus colaboradores.
                              Ricardo Osman

Enfermeira que matou a cadela Lana é indiciada pela Polícia Civil de Goiás

                 
A Polícia Civil de Goiás indiciou, ontem, por crime de maus-tratos a animal e por constrangimento de menor a enfermeira Camila Corrêa Alves de Moura Araújo dos Santos, de 22 anos, que espancou até a morte a cachorra Lana, da raça Yorkshire, na cidade de Formosa. O espancamento do animal ocorreu em dezembro, dentro da residência de Camila e diante de sua filha, uma criança. A cena de covardia e crueldade foi exibida nas televisões e sites de notícia deste País porque um vizinho filmou tudo da janela de sua casa. No filme, Camila aparece descontrolada jogando a cadela Yorkshire de um lado para outro e usando até um balde na agressão. A filha assistiu tudo. Agora, o inquérito da Polícia será encaminhado para o Ministério Público, que deve acusar Camila formalmente.
                    A legislação brasileira de maus-tratos de animais é, porém, branda. A punição está em artigo da lei de Crimes Ambientais, de 1998, e a pena máxima prevista é de um (1) ano de cadeia. Nos casos em que a pena máxima é de um ano de cadeia, o crime é considerado de menor potencial ofensivo. Os infratores, nestes casos, pagam o erro cumprindo apenas serviços comunitários. É por isso que no domingo dia 22 de janeiro todo o País vai se mobilizar no movimento Crueldade Nunca Mais para reivindicar mudança urgente na lei de maus-tratos a animais. Cadeia para os criminosos!

Para saber mais: http://www.crueldadenuncamais.com.br/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Blog AnimaisOk dá apoio oficial ao movimento "Crueldade Nunca Mais"

Ato público domingo, dia 22.
            Este blog está oficialmente apoiando o movimento Crueldade Nunca Mais, que convoca a população brasileira para manifestações pacíficas que vão se realizar no próximo domingo, dia 22, em diversas cidades do País. Os atos são a favor de uma nova legislação brasileira em defesa dos animais. O movimento Crueldade Nunca Mais pretende mobilizar os cidadãos e os políticos em Brasília para a aprovação de lei que puna com mais rigor os crimes de maus-tratos a animais no País. Neste sentido, a estratégia do movimento está correta, e logo será encaminhado abaixo-assinado a ser enviado ao  Congresso Nacional.
            O blog AnimaisOk dará toda a divulgação possível ao movimento e irá cobrir os acontecimentos da manifestação convocada para São Paulo, no domingo, às 10 horas, na Avenida Paulista, em frente ao MASP. A logomarca do blog já está no site http://www.crueldadenuncamais.com.br/ ao lado das entidades e veículos de comunicação que apoiam o projeto. O blog alinha-se desta forma com instituições de enorme expressão neste País como Quintal de São Francisco, WSPA, Sea Shepherd Conservation Society, Associação Natureza em Forma, Instituto Nina Rosa, Matilha Cultural, Adote Um Gatinho e tantos outros. 
Para saber mais: veja os locais e os horários das manifestações do domingo, dia 22, em todo o País no site oficial do movimento Crueldade Nunca Mais.  

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Gato morre de raiva na cidade de São Paulo. Ministério da Saúde confirma vacinação.

                           Boletim urgente: um gato morreu de raiva, doença transmitida por vírus, na cidade de São Paulo, segundo notícia desta terça-feira da Agência Brasil. O fato é grave porque a doença pode ser transmitida a pessoas e não tem cura. O episódio lamentável evidencia falha grave na área de Saúde Pública porque a doença estava praticamente erradicada em São Paulo. Leia a notícia abaixo: 


Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde informou hoje (terça, dia 17) que a morte de um gato pelo vírus da raiva, registrada em dezembro do ano passado em São Paulo, está sendo tratada como um caso isolado. O Estado não notificava contaminações pela doença desde 1997.
                 Ainda segundo a pasta, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo já realizou a chamada vacinação de bloqueio em cães e gatos, recomendada quando são registrados casos isolados, na tentativa de evitar que o vírus se espalhe para outras regiões.
                Em 2010, a vacinação contra a raiva foi suspensa em todo o país em razão de efeitos adversos provocados pela vacina, que chegou a causar a morte de alguns animais. No ano passado, a maioria dos Estados não realizou a imunização porque exames laboratoriais que deveriam assegurar a segurança da vacina não ficaram prontos a tempo.
                O ministério informou que a vacinação contra a raiva será retomada este ano em todo o País e que o Estado de São Paulo já recebeu, este mês, doses para a realização de campanha.
                A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente por mordidas, arranhões e lambidas de mucosas. O período de incubação é extremamente variável – desde dias até anos. A média é de 45 dias para o homem e de dez dias a 2 meses para cães. Em crianças, existe tendência para um período de incubação menor que no indivíduo adulto.
               Donos e veterinários em alerta
               A morte de um gato, em São Paulo, contaminado com o vírus da raiva deixa em alerta donos de animais e também especialistas. A médica veterinária Amélia Margarido, da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil), disse à Agência Brasil que o ideal é vacinar os animais ao menos uma vez ano. Segundo ela, é fundamental também ter cuidado ao passear com os bichos devido à presença de morcegos – o principal transmissor do vírus.
             “A vacinação anual contra a raiva em cachorros e gatos é o primeiro passo para evitar a doença. É preciso anotar a data para não se esquecer da revacinação anual”, destaca. “Caso encontre um morcego em situação vulnerável [significa parado, sem movimento], o ideal é não chegar perto e avisar o órgão [de vigilância sanitária] competente.”
             Amélia Margarido recomendou ainda que os animais não fiquem soltos nas ruas, pois o risco de exposição às doenças aumenta, inclusive de contaminação do vírus da raiva. “Qualquer pessoa que tenha sido atacada por um animal, mesmo sem saber se [ele] está vacinado, deve procurar atendimento médico imediatamente para avaliação e tratamento.”
Edição: Talita Cavalcante


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os animais pedem Justiça! No domingo, dia 22, participe das manifestações em todo o País.


Adicionar legenda
Neste domingo dia 22 de janeiro o País inteiro vai se manifestar, às 10 horas da manhã, exigindo uma legislação mais rigorosa em defesa de todos os animais. Participe deste movimento. É o movimento Crueldade Nunca Mais (www.crueldadenuncamais.com.br).

Em São Paulo, o ato público vai ocorrer diante do MASP na Avenida Paulista, às 10 horas. Os organizadores, entre os quais está nossa amiga Angela Caruso, do Quintal de São Francisco, reforçam que este é um movimento pacífico e ordeiro, e pedem para todos participarem do evento segundo estes princípios.

No Rio de Janeiro, a manifestação ocorrerá diante do Copacabana Palace, em Copacabana.
Veja a relação de todas as cidades no site oficial do Crueldade Nunca Mais. Não deixe de participar. Esta é a hora da defesa de seus cães e gatos, de todos os animais!
CHEGA DE IMPUNIDADE
PARA CRIMES CONTRA ANIMAIS! 
Organização central da manifestação Crueldade Nunca Mais.
Em pé: Paulo Tenório, Soraia Calil, Adriana Walch, Fernanda Barros, Lilian Rockenbach, Marilia Azevedo, Altina Mabellini, Angela Caruso e Leila Abreu. E sentados: Correa do Mel, Luiz Scalea, Allan Reinaldo e Beth Castilho.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Vizinhos picham casa da assassina de cães e gatos da Vila Mariana. Dalva Lina da Silva dormiu em casa, e não na cadeia.

Residência na rua Mantiqueira, Vila Mariana, em São Paulo,
com a pichação "Assassina" na calçada/Foto Ricardo Osman.
                            
                               Moradores do bairro Vila Mariana e protetores de animais de São Paulo exigiram na noite de sexta-feira, dia 13, diante da casa de Dalva Lina da Silva, de 42 anos, apuração rigorosa das mortes de cães e gatos no endereço. A acusada dormiu em casa e não na cadeia, beneficiando-se da legislação brasileira que é branda em relação a crimes contra animais domésticos. Na noite do dia 12 de janeiro, a Polícia Militar flagrou 33 corpos de animais no endereço. Dalva Lina da Silva foi encaminhada para prestar depoimento na delegacia e liberada em seguida. As luzes ontem dentro da residência estavam acesas e indicavam movimentação no local. 
                              A protetora Raquel Rignani apareceu na rua para lamentar a morte dos bichos. "Eu dei dois gatos para ela, que sempre pedia para encaminharmos animais abandonados", disse Raquel, chocada com o desfecho do caso. Vizinhos, porém, já deconfiavam de que algo estava errado no endereço, tamanha era a quantidade de animais que chegavam à residência. "Ela vem fazendo isso há mais de três anos", disse uma moradora da rua Mantiqueira, vizinha da acusada. 

Um crime que chocou São Paulo
 O caso parece ser a 'ponta de um iceberg' porque Dalva Lina da Silva  não tem uma ocupação formal e a residência é de classe média. Tudo indica que conseguia dinheiro ao recolher animais de rua em São Paulo. O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB) suspeita de que o caso seja de tráfico ilegal de sangue de cães e gatos para uso veterinário. Neste caso, os animais morriam em enorme sofrimento, por hipovolemia. A Polícia precisa investigar tudo e obter autorização da Justiça para apreender os computadores na residência da acusada, além de quebrar seu sigilo fiscal e bancário. 
O flagrante de crime tão grave deve virar símbolo da impunidade neste País em relação aos animais. Por isso, sugerimos que a manifestação convocada para o domingo dia 22, às 10 horas da manhã, na frente do MASP na Avenida Paulista, contra a crueldade com animais, siga depois em passeata para a rua Mantiqueira.

SOBRE COMENTÁRIOS: oito comentários enviados a este blog não foram publicados porque infelizmente estão pregando a violência contra a acusada. Este blog não concorda, em nenhuma hipótese, com retaliações deste tipo. Exigimos a apuração, o julgamento e a condenação conforme a legislação brasileira. Se pedimos Justiça, devemos caminhar com a Justiça. Se a legislação é branda, como é, vamos então mudá-la. Todos devem saber que podemos mudar as leis por meio dos deputados e senadores em que votamos.
O blog AnimaisOk apoia mudança urgente na legislação brasileira que aumente a punição aos crimes de maus-tratos contra animais domésticos e domesticados. O caso dos silvestres já tem legislação à parte, que qualifica a caça, o tráfico e a morte de animais da fauna brasileira como crime inafiançável. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tripoli diz que mortes de animais em SP podem estar ligadas ao mercado ilegal de sangue

                   O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB) disse agora à tarde ao site Terra que as mortes de 39 animais no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, podem estar relacionada ao mercado ilegal de sangue para clínicas. Ele não vê no momento outra razão para a morte dos animais, cujos corpos foram encontrados em sacos plásticos diante da casa de Dalva Lina da Silva, 42 anos, em flagrante realizado por um detetive e pela Polícia de São Paulo. A suspeita é que Dalva matou os animais porque em sua casa foram encontradas seringas e produtos usados na eutanásia de cães e gatos. Ela recebia animais de rua, mas os vizinhos suspeitaram porque nunca viam para onde os animais seguiam. Um detetive foi contratado por protetores e conseguiu organizar o flagrante nesta madrugada.
                   A ONG Adote Um Gatinho, que ajudou a desvendar este caso absurdo, já indicou um advogado para exigir Justiça em nome de todos os animais.
                  

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Domingo, dia 22 de janeiro: manifestações em todo o País a favor dos animais e contra a crueldade.

Participe! Você está convidado! Vamos todos sair às ruas no domingo dia 22 de janeiro para protestar contra a crueldade com os animais. Os casos recentes dos cachorros espancados, enterrados vivos e arrastados por carro mostram que a situação exige um Basta! O Brasil precisa ter legislação mais rigorosa contra o maus-tratos a animais domésticos, domesticados, silvestres e exóticos. Cadeia para os criminosos! Estão sendo organizadas manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Salvador, Manaus e em diversas cidades do País. O evento é apoiado por ONGs sérias como Quintal de São Francisco e Natureza em Forma. 
OS FATOS E A LEI
Os casos recentes envolvendo a cachorrinha Yorkshire que foi espancada e morta por sua dona em Goiânia (tudo filmado), o cachorro Titã, que teria sido enterrado vivo no quintal de uma casa, e o do cão Lobo, que foi arrastado por um carro em Piracicaba, revelaram ao País a necessidade de uma legislação mais rigorosa em relação aos agressores de animais. No Brasil, ninguém vai para a cadeia por maltratar um bicho e isso é um absurdo, porque quem comete crime contra animais vai cometer ou já comete crimes contra pessoas! Temos a Lei de Crimes Ambientais de 1998 que prevê pena de até um ano para crimes de maus-tratos. A pena máxima de um ano indica que, para nossos legisladores, o crime é considerado de menor potencial ofensivo. Nestes casos, os criminosos não vão para a cadeia, no máximo pagam a conta com serviços prestados à comunidade. O Brasil precisa, portanto, de uma legislação mais rigorosa em defesa dos animais e por isso um grupo de protetores organizou o evento nacional do domingo, dia 22 de janeiro de 2012,  um ano que deve entrar para a História das lutas a favor dos animais neste País. O blog AnimaisOk está apoiando o evento.  

VEJA COMO PARTICIPAR
Acesse o site http://www.crueldadenuncamais.com.br/ para ver a lista de cidades e os horários das manifestações marcadas para o domingo, dia 22. Em São Paulo, o evento vai ocorrer às 10 horas da manhã, na Avenida Paulista, em frente ao MASP. No Rio de Janeiro, vai ocorrer às 10 horas da manhã, diante do hotel Copacabana Palace, na praia de Copacabana.

INFORMAÇÃO DOS ORGANIZADORES
A manifestação CRUELDADE NUNCA MAIS é um movimento PACÍFICO e respeitador das leis, idealizado e organizado pelos protetores de animais do Brasil, o qual será o início de uma série de ações que visam a penalização correta para crimes de maus-tratos aos animais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA ANIMAIS
SÃO PAULO – O site Folha.com informa nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro: Ao menos 39 gatos e cachorros foram encontrados mortos dentro de sacos de lixo em uma calçada na rua Mantiqueira, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, na noite de quinta-feira (12). A casa, segundo o site G1, é de  Dalva Lina da Silva, de 42 anos. A mulher, suspeita de cometer o crime, foi detida, prestou depoimento e foi liberada em seguida. Ela teria confessado a morte de cinco animais e não de todos, segundo o noticiário.
A Polícia de São Paulo deve investigar o caso com rigor, saber exatamente o que ocorreu.  A ONG Adote um Gatinho, que faz trabalho sério, contratou advogado para exigir Justiça.
A matança absurda, apesar da gravidade, é qualificada pela atual legislação como crime de menor potencial ofensivo. É por isso que a lei precisa ser mudada.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O que aconteceu com Jamal, nossa girafa brasileira?

A girafa Jamal no Zoo de São Paulo/Divulgação

                                        A girafa da foto é a Jamal que nasceu em fevereiro de 2011 no Zoológico de São Paulo, mas infelizmente faleceu na passagem do Ano Novo. O que aconteceu com Jamal? Até agora, não vimos no site do Zoológico de São Paulo uma nota que esclareça a causa da morte da girafinha durante as festas de fim de ano.  Gostaríamos de saber se os fogos de artifício, intensos na zona sul de São Paulo, podem ter causado algum tipo de estresse no animal, provocando ou acelerando algum problema de saúde. Por que a morte foi tão rápida, uma vez que não demonstrava ter problemas? A morte de Jamal, tão jovem, foi comunicada na terça-feira, dia 10 de janeiro, mas exige ainda um comunicado oficial da Fundação Zoológico de São Paulo à comunidade que tanto amava a girafa brasileira. O animal  estava com 50 quilos e dois metros de altura e era uma das atrações do Zoo.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Cavalo de Guerra", de Steven Spielberg: muito sobre guerras e pouco sobre cavalos.

O cartaz do filme
O filme Cavalo de Guerra  estreou nesta sexta-feira, 6 de janeiro, em várias cidades do País. O longa narra a história de amor de um jovem por um animal que vai participar da cavalaria da Primeira Guerra Mundial, na Europa. O cenário é da Inglaterra rural. É a história do cavalo Joey e um jovem chamado Albert (interpretado pelo ator Jeremy Irvine), que o domestica e o treina. O filme é baseado no livro War Horse, de Michael Morpurgo, lançado em 1982.
Leia a nossa crítica que incluímos após assistir ao filme. 

Opinião da colaboradora Claudia Aguiar:

"Cavalo de Guerra fala pouco sobre os cavalos verdadeiros e arranha a alma ao querer nos comover.

    Fui assistir a Cavalo de Guerra porque amo animais, admiro os cavalos por sua sensibilidade, inteligência e beleza, e principalmente porque filmes dirigidos por Steven Spielberg tem, de modo geral, uma marca registrada: são trabalhos de alta qualidade narrativa, visualmente impecáveis, e capazes de manter a atenção do espectador. E pela primeira vez, durante a sessão de um filme de Spielberg, me veio à cabeça: “Dessa vez ele errou a mão…e essa mão está pesada demais…”
         Cheguei a esse ponto durante uma cena que parece interminável, envolvendo uma noite, um cavalo solto, tiros de canhão, e o arame farpado de uma trincheira.
Admito que sou super sensível em relação a imagens que mostrem animais sofrendo. Mas minha vizinha de poltrona, uma desconhecida também visivelmente incomodada, acionava continuamente o relógio do seu celular para ver quanto tempo de filme ainda teríamos de suportar. Ao final da sessão, eu estava pra lá de deprimida. E o burburinho habitual das pessoas deixando a sala, desta vez também me pareceu mais contido.
        Não é o primeiro filme de guerra desse grande diretor. Também não é o primeiro filme sobre cavalos produzido pela indústria cinematográfica.  O melhor, na minha opinião, foi dirigido e protagonizado por Robert Redford, e se chama Encantador de Cavalos (The Horse Whisperer, no original). Além de abordar aspectos do relacionamento entre homens e cavalos, de maneira sensível e mantendo o compromisso da narrativa com a realidade, o filme também tem personagens verdadeiros, com virtudes e defeitos, e um visual belíssimo.

O ator e Spielberg




       Cavalo de Guerra não é assim. Os personagens humanos são profundos como uma poça, estereotipados, enquanto os personagens equinos não são mostrados como animais que exibem comportamentos próprios de sua espécie, antes, durante ou depois de uma guerra. Imaginem então, como são retratadas as relações entre pessoas, e entre animais e  pessoas. Pior: em algumas cenas do filme, o comportamento dos cavalos é exageradamente humanizado, na tentativa explícita de comover a platéia. Em outras, as coisas se resolvem quase que por mágica, com  pessoas se tornando boazinhas de repente,  ou animais se curando, sem sequelas físicas ou comportamentais, depois de um sofrimento atroz. E aí a coisa pesa. Um dos personagens diz que na guerra todos perdemos alguma coisa. Em uma guerra tudo é afetado, maltratado, destruído, total ou parcialmente: o ambiente, os animais, os humanos, tudo. Desta vez, maltratada foi também a platéia que, ao assistir ao vídeo promocional, imaginou que veria nas telas a estória de um cavalo de verdade e de seres humanos verdadeiros. Àqueles que porventura gostarem do filme, peço desculpas, mas acho que na  falta de familiaridade com o tema “cavalo”, um grande diretor de filmes de “guerra” exagerou e se perdeu.