terça-feira, 29 de maio de 2012

Campanha gratuita de vacinação contra a raiva em cães e gatos é retomada em SP

O cachorrinho Bob tomou vacina no domingo,
dia 27 de maio, em São Paulo/
Foto de Ricardo Osman
A Prefeitura de São Paulo retomou neste mês a campanha de vacinação gratuita em cães e gatos contra a raiva. A campanha foi paralisada há dois anos devido aos problemas causados nos animais por um lote da vacina. O produto foi enviado pelo Ministério da Saúde e adquirido de um laboratório no Paraná.
A campanha teve início no dia 21 de maio e vai durar até o domingo, dia 3 de junho, em diversos pontos da cidade. A meta é imunizar cerca de um milhão de animais, entre cães e gatos. Ao todo, mais de 2 mil postos de vacinação estão funcionando na Capital paulista. O projeto reúne a Coordenação de Vigilância em Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Prefeitura de São Paulo.Todos os que gostam e respeitam os animais devem participar da campanha, que tem vacinas da Merial, um renomado laboratório, pelo o que observei no posto instalado na zona sul de São Paulo, no Parque Severo Gomes. Leve seu cão e seu gato, a vacinação, como dito, é gratuita e a Prefeitura informa que podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três (3) meses de idade, inclusive fêmeas que estão amamentando e prenhas.

A equipe da Prefeitura agiu com profissionalismo e vacinou dezenas de cães e gatos no domingo passado na zona sul de São Paulo. Desejamos que a campanha prossiga com sucesso porque isso é essencial para manter a doença raiva, provocada por um vírus, sob controle.
Mais informações sobre os postos de vacinação no site: prefeitura.sp.gov.br/covisa ou ligue para 156

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Polícia Civil de SP resgata o cachorro Zeca

O cachorro na sede da Polícia Civil de São Paulo/Foto divulgação
                        
                                     A Polícia Civil paulista resgatou ontem o cachorro Zeca, um animal que foi levado por bandidos na semana passada durante um "arrastão" no bairro da Aclimação, na zona sul da Capital. Nós, deste blog, estamos muito FELIZES com a volta de Zeca a seu dono porque sabemos, claramente, o sofrimento pelo qual passou o animal nos últimos dias, perdido em meio a bandidos, maltratado e abandonado em um terreno baldio. O animal estava em uma favela no bairro Monte Kemmel, na zona leste da Capital. O encontro ocorreu depois da prisão de três envolvidos, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil. As detenções aconteceram no sábado, dia 26. O cachorro Zeca foi levado durante um assalto porque um dos bandidos (uma pessoal cruel com certeza) disse que se encantou com ele e o retirou das mãos do dono, Cristiano Maffra. Os policiais responsáveis pela prisão dos bandidos e resgate de Zeca são da Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
                                     Parabéns a toda a Polícia Civil de São Paulo por ter resgatado o Zeca.

                          "É como um filho que está voltando para casa",

                             disse Cristiano Maffra, o dono de Zeca.

O cachorro em sua casa com o dono antes do assalto/Arquivo pessoal

 



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Novo Código Penal: prisão de até quatro anos para quem maltratar ou abandonar animais.

Notícia importante sobre o Novo Código Penal, que está em elaboração no Congresso brasileiro. Uma vitória até este momento dos amigos dos animais. Vamos acompanhar de perto. Pressione seu parlamentar. Leia reportagem da Agência Brasil:


Na Comissão de Juristas do Senado: Sonia Fonseca,
presidente do Fórum Nacional de Proteção
 e Defesa Animal,
 deputado Feliciano Filho, de São Paulo
 (em pé, segundo
da direita para a esquerda), e
Allan Vianna, coordenador do movimento

Crueldade Nunca Mais (em pé, primeiro
à direita na foto)/Foto divulgação
"Quem abandonar animais poderá cumprir pena de um a quatro anos de prisão além de pagar multa. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, dia 25, pela comissão de juristas designada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para elaborar um anteprojeto de aperfeiçoamento do Código Penal.
Pela proposta, o abandono de animais, em áreas públicas ou privadas, deixa de ser contravenção e se torna crime. O texto também prevê a condenação de pessoas que causarem qualquer abuso ou maus-tratos aos animais, que podem ser domésticos ou silvestres.
Os juristas qualificaram as penas de acordo com o tipo de lesão causada em decorrência dos maus-tratos. Todos esses crimes são passíveis de prisão, que pode chegar a seis anos caso leve o animal à morte. O tráfico de animais silvestres ou a sua criação foi outro tema tratado nesta sexta-feira pelos juristas. As penas variam de dois a seis anos mais multa e será aumentada se ficar comprovada que a pessoa importou ou exportou qualquer animal silvestre com a finalidade de lucrar. Nesse caso, estão incluídos no texto também o tráfico de ovos e larvas.
A introdução de animais exóticos na fauna brasileira, sem a devida autorização do órgão competente e o devido licenciamento, também é considerada crime. A pena varia de um a quatro anos de prisão mais multa ainda a ser fixada pela comissão de juristas no texto do anteprojeto." (Agência Brasil)
Edição: Talita Cavalcante

"Foi aprovada a pena de 1 a 4 anos de prisão para o crime de maus-tratos. O abandono também entrou na lei e agora é crime (antes alguns juízes entendiam como maus-tratos, outros não). Tráfico de animais também teve sua pena endurecida."

frase do deputado Feliciano Filho, que estava em Brasília.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

São Paulo vai ganhar hospital público para cães e gatos

Uma boa notícia para todo o País: a cidade de São Paulo vai ter um hospital público par cães e gatos. O atendimento será voltado para as comunidades carentes da cidade.

Leia a íntegra de reportagem de O Estado de S. Paulo:

O Tatuapé, na zona leste de São Paulo, vai ganhar o primeiro hospital público para cães e gatos do Brasil. O projeto faz parte das ações da Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, criada nesta quarta-feira, 23, pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). O projeto, proposto pelo vereador Roberto Trípoli (PV), será formalizado na semana que vem, quando a Prefeitura assinará contrato com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP). A entidade será responsável pela gestão do hospital.
"É uma ação inédita no País. Vamos quebrar paradigmas e espero que isso se estenda a outras cidades", afirma o conselheiro da Anclivepa-SP, Wilson Grassi Júnior. Além de oferecer tratamento a animais de famílias carentes, o hospital servirá como escola para alunos de cursos de especialização veterinária ministrados pela associação.
As instalações ficarão em um prédio que pertence à Anclivepa-SP, onde a associação já tinha planos de criar um hospital. "A Prefeitura nos procurou para que uníssemos nossos projetos. Assim, poderemos potencializar nossas ações", disse Júnior. Segundo ele, o hospital deve entrar em funcionamento 30 dias depois de assinado o contrato.
Para o presidente da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca-Brasil), Marco Ciampi, a iniciativa tem uma importância social. "Foi dado um passo além na proteção aos animais. Teremos agora a possibilidade de oferecer tratamento veterinário para camadas da população que não teriam acesso de outras maneiras", afirmou. O ativista acredita que o hospital poderá colaborar inclusive para que o número de animais abandonados na capital diminua. A Prefeitura calcula que a população total de cães e gatos em São Paulo seja de 3 milhões.
Zoonoses – Com a criação da Coordenadoria, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ) não será mais o único local de atendimento, proteção e encaminhamento de animais. Marco Ciampi vê com bons olhos a perda de algumas funções do local. "As políticas de prevenção emanavam de um único centro, o que complicava a logística e centralizava a atuação. O CCZ ganha, pois deixa de ser um órgão que apaga incêndios." Apesar disso, o ativista ressalta que o número de centros ainda é insuficiente. Segundo ele, o ideal seria ter 12 locais do tipo.
Parte do orçamento destinado à coordenadoria, de R$10 milhões, será usado para a construção de um Centro de Adoção de Animais na sede do CCZ, em Santana, zona norte. Segundo Grassi Júnior, a verba destinada ao hospital neste ano será suficiente para comprar equipamentos e garantir o funcionamento do hospital por um ano.
Na assinatura do termo de compromisso na quarta-feira, 23, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Januário Montone, afirmaram que a criação do hospital e do centro darão às políticas de proteção "mais independência e agilidade."

Para saber mais: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,tatuape-deve-ter-1-hospital-publico-de-caes-e-gatos-do-pais,876971,0.htm

domingo, 20 de maio de 2012

Balões: um perigo para pessoas e animais!

O balão que caiu nos fundos da residência em São Paulo/Foto Ricardo Osman
                            Nesta época de festas juninas é comum vermos no céu os coloridos balões de papel. Mas os balões, como sabemos, são impulsionados por tochas, e o fogo traz um risco enorme às populações e a seus animais, assim como aos parques e às florestas. No último sábado, dia 19 de maio, um balão colorido, feito de papel, armação de arame e isopor, caiu nos fundos da casa do autor deste blog, na zona sul de São Paulo. Felizmente o balão já estava apagado, caso contrário teria posto fogo em parte da varanda, ameaçando a residência, seus moradores e os nossos oito cachorros. Os animais foram depois cheirar o estranho objeto que caiu do céu e que, apagado, parecia inofensivo.
                           Mas os balões provocam incêndios nas cidades e campos. Soltar balão é uma irresponsabilidade. Matam seres humanos, pássaros, seus filhotes e os animais domésticos. 
                           NÃO SOLTEM BALÕES! RISCO PARA PESSOAS E ANIMAIS! 


O cachorro Bug foi ver de perto o objeto que caiu do céu


No detalhe, a quantidade de fogos de artifício que foram explodidos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

INR lança campanha contra o envenenamento

O Instituto Nina Rosa envia importante contribuição para combater o envenamento de animais, um crime covarde cada vez mais comum em nossa sociedade. Leia e faça a sua parte.

"O que fazer para evitar novos envenenamentos de animais?

Faça o maior alarde que puder. Quanto mais divulgação houver, maior a possibilidade de se inibir a ação do envenenador. Este crime é cometido quase que invariavelmente por pessoas da vizinhança incomodadas com algum comportamento dos animais.
Coloque uma faixa ou placa com o texto sugerido abaixo ou similar, nas proximidades do local onde acontecem os envenenamentos:
1) PROCURA-SE ASSASSINO DE ANIMAIS que tem agido nas redondezas

2) ENVENENAR ANIMAIS é CRIME FEDERAL
Lei 9605/98 - Até 1 ANO de DETENÇÃO
DENUNCIE! Delegacia de Polícia: (indique o endereço)


Faça a polícia marcar presença, questionando pessoas sobre o caso no local onde aconteceram os envenenamentos. Os venenos usados são comumente vendidos ilegalmente em estabelecimentos agropecuários, lojas de produtos para animais, etc.
Investigue se algum na região vende produtos como chumbinho (ou o aldicarbe, seu principal componente), estricnina, etc., e denuncie o comércio à Vigilância Sanitária e à polícia.
Se houver algum jornal de bairro na sua região, ligue para eles e sugira uma pauta para reportagem."


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Onça Anhanguera perde suas sete vidas na estrada

          
O animal foi atropelado pela segunda vez e não resistiu/Foto divulgação
                           Recebemos mensagem do gabinete do deputado estadual de São Paulo, Pedro Bigardi, informando sobre a morte, por atropelamento, da onça-parda chamada Anhanguera. Essa onça ficou conhecida em quase todo o Brasil, e já foi notícia neste blog, quando foi atropelada pela primeira vez na rodovia Anhanguera, em São Paulo. Naquela ocasião, em setembro de 2009, a onça foi resgatada na pista pela equipe da ONG Mata Ciliar, tratada durante meses e devolvida à natureza. Infelizmente, recebemos hoje a triste notícia da morte de belo animal, em um segundo acidente.
                           O deputado Pedro Bigardi atribui a sequência de atropelamentos à especulação imobiliária e ao crescimento desordenado de Jundiaí, o que continua, segundo ele, interferindo drasticamente na preservação da Serra do Japi. "A especulação imobiliária está chegando cada vez mais próximo à Serra do Japi e isso tem afetado diretamente em sua fauna e flora. Prova disso é o caso da onça Anhanguera que foi atropelada na rodovia Anhanguera, após tratamento na Ong Mata Ciliar foi devolvida ao seu habitat, mas infelizmente foi atropelada novamente e não resistiu aos ferimentos”, afirmou o deputado.
                            Para garantir o sucesso do primeiro resgate, a onça recebeu um colar de radiofrequência acoplado a um microchip para monitoramento dos passos. "Há 20 dias, o animal foi encontrado morto no canteiro central da rodovia dos Bandeirantes. Este caso da onça Anhanguera é um exemplo do impacto negativo do crescimento imobiliário frente ao meio ambiente", afirmou Bigardi. Além do crescimento desordenado da cidade, outro problema está relacionado à depredação e mau uso das áreas de preservação, que afetam a fauna e flora existentes na região. "Pelo menos 400 animais silvestres já foram encontrados fora da área de preservação da Serra do Japi, segundo dados da Associação Mata Ciliar. Se estes bichos estão deixando seu habitat, inclusive onças, é porque algo errado está acontecendo", sentenciou Bigardi.


O labrador preto resgatado das ruas de São Paulo

Um mês depois do resgate, em um parque da cidade/Foto de Ricardo Osman
                           
                               O cachorro resgatado das ruas de São Paulo se recupera bem, e estará disponível para adoção a partir deste mês. Ele já foi vacinado e vermifugado, tem cerca de 9 anos de idade, é manso e sociável. Os interessados devem comprovar disponibilidade de tempo e de recursos financeiros para cuidar do animal, que exige ração de qualidade, tratamento médico-veterinário, medicamentos e banhos regulares. O autor deste blog e a protetora Adriana Porlan, responsáveis pelas despesas de hospedagem e de veterinário do labrador, vão analisar propostas, conversar com os interessados e, somente então, autorizar a doação. Contatos: (11) 8380-3779 (com Marcus)
                             
Ele procura um bom lar
                           

                   

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Brasil dá início ao Projeto Genoma Onça-Pintada

Foto divulgação: Biota/Fapesp
Reproduzimos aqui reportagem da Agência FAPESP, de 4 de maio de 2012, sobre importante programa brasileiro:
Um consórcio de instituições iniciou o Projeto Genoma Onça-Pintada, que visa ao sequenciamento completo do material genético da espécie Panthera onca, incluindo caracterização integrada de diversos tipos de informação molecular.
O consórcio é integrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Pró-Carnívoros e o Zoológico Municipal de Sorocaba.
O projeto era planejado desde setembro de 2011 e foi iniciado agora com a coleta das primeiras amostras de material biológico de um exemplar do animal, proveniente do Pantanal, selecionado para sequenciamento.
O animal, que está mantido no Zoológico de Sorocaba, será o alvo principal do esforço de sequenciamento de DNA em grande escala, seguido dos processos computacionais de montagem genômica e anotação (caracterização) dos diferentes componentes do material genético da espécie, como genes, elementos regulatórios e elementos repetitivos.
De acordo com os pesquisadores participantes do projeto, o animal atuará como representante da espécie do ponto de vista da caracterização genômica, provendo dados essenciais para compreender a biologia e evolução da onça-pintada, bem como suas diferenças em relação a outras espécies.
Além da sequência genômica completa, o animal também será o foco de estudos sobre o transcriptoma da onça-pintada – a análise de quais genes estão sendo expressos (ativados) em diferentes tecidos em um determinado momento –, que permite validar e qualificar os dados genômicos, além de viabilizar inferências sobre o funcionamento dos genes no animal vivo.
As análises realizadas a partir do animal serão complementadas por investigações genômicas comparativas de outras onças-pintadas, provenientes de diferentes biomas, que serão relevantes para caracterizar a variabilidade genômica presente na espécie e para identificar as bases genéticas de características físicas que podem influenciar na sua adaptação a diferentes ambientes.
Segundo os pesquisadores, as informações serão importantes para compreender a história evolutiva da onça-pintada e contribuir para um delineamento mais preciso e abrangente de estratégias para a sua conservação na natureza.
Além disso, os dados genômicos gerados a partir do projeto poderão ter aplicação forense, provendo uma base de marcadores moleculares que auxiliará na análise de estrutura populacional da espécie e identificação da procedência geográfica de animais de interesse, por exemplo, apreendidos.
Para realizar o projeto, os pesquisadores utilizarão a infraestrutura do Laboratório Multiusuários Centralizado de Genômica Funcional Aplicada à Agropecuária e Agroenergia, instalado na Esalq com auxílio da FAPESP por meio do Programa Equipamentos Multiusuários.
“Com os recursos que obtivemos da FAPESP, adquirimos equipamentos para o centro de genoma funcional, que serão utilizados para sequenciar o genoma da onça-pintada”, disse Luiz Lehmann Coutinho, professor da Esalq e um dos pesquisadores participantes do projeto, à Agência FAPESP.
O pesquisador também participou do projeto de sequenciamento da Xylella fastidiosa, bactéria causadora do "amarelinho" – doença que devasta plantações de cítricos –, realizado no âmbito do Programa Genoma da FAPESP.
Para saber mais: http://www.agencia.fapesp.br/15538

Nota Fiscal Paulista poderá beneficiar protetores de animais


A assessoria do deputado estadual Feliciano Filho (SP) envia informação para este blog sobre a aprovação da  Lei 14728/12, de autoria do deputado, que estende os benefícios do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal (a Nota Fiscal Paulista) às entidades de proteção animal sem fins lucrativos. A Lei precisa, porém, ser ainda regulamentada, o que é fundamental para vigorar.
A assessoria informa que, segundo a legislação atual, os créditos adquiridos por quem pede a nota fiscal paulista, em vez de serem resgatados pela própria pessoa, podem ser transferidos a entidades sem fins lucrativos sediadas no Estado de São Paulo, porém as entidades de proteção aos animais não podiam receber este benefício, somente entidades de assistência social, da área da saúde e culturais ou desportivas.
Na avaliação do deputado Feliciano Filho, esta lei é fundamental para ajudar as entidades de proteção animal a continuar o importante trabalho de resgate, tratamento, castração, conscientização da população e doação dos animais vítimas de sofrimento e maus-tratos. "A grande vantagem é o fato de que qualquer pessoa poderá doar recursos para as entidades, sem botar a mão no bolso e, desta forma, ajudar a salvar muito mais os nossos amigos", disse Feliciano.
Por isso, procure acompanhar a regulamentação da Lei e passe a destinar recursos da Nota Fiscal Paulista para os animais do Estado. Eles merecem! 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Crueldade Nunca Mais: coleta de assinatura no sábado, dia 5, a favor dos animais.

Reproduzimos aqui carta da coordenação do movimento Crueldade Nunca Mais:              

Caros colegas da proteção animal,
           Nossa notícia de que a Lei de Crimes Ambientais (9605/98) se tornaria um capítulo do novo Código Penal se confirma. Entre os dias 7 e 11 de maio de 2012, a comissão de juristas instituída pelo Senado finalizará o texto do anteprojeto do novo Código Penal, que substituirá a Lei de Crimes Ambientais! Temos apenas alguns dias para lutar para que penas mais severas sejam adotadas neste novo código! AGORA É TUDO OU NADA! O MOMENTO É HISTÓRICO PARA A PROTEÇÃO ANIMAL!
       O anteprojeto posteriormente tramitará no Senado e Câmara dos Deputados, e teremos que continuar acompanhando de perto todo esse processo. Mas é fundamental que o texto do anteprojeto contemple AGORA as condutas criminosas contra os animais, e estabeleça penas mais duras capazes de realmente inibir estas cruéis ações.
Nossa mobilização até o momento parece já ter surtido algum efeito. Alguns membros da comissão de juristas já se mostraram favoráveis ao aumento das penas pleiteado por nossa petição (atualmente com cerca de 70.000 assinaturas online). O próprio relator da comissão, e Procurador Regional da República, Dr. Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, enviou um e-mail ao Crueldade Nunca Mais parabenizando-nos pelo movimento e dizendo ser favorável ao endurecimento das penas!
      Com isso, o pesadelo da descriminalização das condutas da Lei 9605 parece estar menos provável de se concretizar. Mas não podemos vacilar. E, além disso, temos que aproveitar o momento histórico para pleitear penas maiores!
     Os promotores de justiça, Dra. Vania Tuglio e Dr. Laerte Levai, sumidades no direito penal, trabalham em conjunto com o Movimento Crueldade Nunca Mais, e devem apresentar nos próximos dias à comissão de juristas do Senado, uma proposta para o texto que substituirá a Lei de Crimes Ambientais. Esta proposta estabelece penas maiores para os crimes contra os animais! Vamos nos mobilizar para apoiar esta iniciativa participando da petição “Pelo Avanço da Proteção Penal ao Meio Ambiente e aos Animais”, disponível no site do Crueldade Nunca Mais (pode ser assinada eletronicamente no site, ou feita em papel e enviada pelo correio. O modelo impresso está disponível neste link:
http://www.crueldadenuncamais.com.br/abaixo_assinado.pdf).
Além de assinar a petição, temos que sensibilizar diretamente o Senado! O site do Senado possui um canal para que a população opine sobre a Reforma do Código Penal. Dentre as sugestões até o momento recebidas, mais de 50% referem-se a penas maiores para quem comete crimes contra animais. Não deixem de acessar e divulgar:
http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/codigo_penal.asp
PROPOSTA DE AÇÃO DO CRUELDADE NUNCA MAIS:
Face aos fatos expostos, o Movimento Crueldade Nunca Mais convocou a proteção animal de todo o País para novamente sair às ruas! Porém, desta vez será para realizarmos um "PEDÁGIO NACIONAL" para coleta de assinaturas, no dia 05 de Maio de 2012!
Em São Paulo, faremos o pedágio na Avenida Paulista, se concentrando no vão do MASP à partir das 10h00! Contamos com a presença DE TODOS!
Na semana seguinte enviaremos representantes à Brasília para entregar as assinaturas e marcar presença no dia da decisão! As assinaturas online já estão sendo impressas e deverão seguir amanhã por sedex para a comissão de juristas.
Sabemos que o tempo é curtíssimo! Mas organizar os grupos de trabalho para o pedágio não será tão complexo como foi organizar a manifestação de janeiro.
Todas as informações sobre o pedágio nacional estão no site. E também me coloco à disposição para esclarecer dúvidas.
Conseguir um avanço da proteção penal aos animais no Novo Código Penal será UM ENORME PASSO da proteção animal!
Cada um de nós tem a responsabilidade e a oportunidade de participar deste processo. Pelos animais, e juntos, VAMOS À LUTA!

Allan Reinaldo Viana, do Movimento Crueldade Nunca Mais