domingo, 18 de agosto de 2013

Manifestação a favor dos animais em São Paulo. Rua virou a maior arquibancada do Brasil!

O cachorrinho Apolo e Lourdes
Foto de Ricardo Osman
 “Vem para a rua que a rua é a maior arquibancada do Brasil”. O hino dos estudantes que tomaram as ruas contra o aumento das passagens de ônibus no País voltou a ecoar na manhã de ontem na Avenida Paulista e na Consolação, em São Paulo. Desta vez, a manifestação, que não reuniu apenas estudantes, protestava contra a falta de punição efetiva para quem comete crimes contra animais domésticos no Brasil. A manifestação foi convocada pelo Movimento Crueldade Nunca Mais  e chegou, em seu ponto alto, a ocupar dois quarteirões na pista da Consolação e reivindicou penas que vão de dois a seis anos de cadeia para quem maltratar bichos, como cães e gatos. Segundo os organizadores, o ato reuniu 5 mil pessoas, ao contrário do que afirma o site G1 que noticiou a presença de apenas 100 pessoas, o que pode ser desmentido pelas fotos. O blog AnimaisOk apoia o Movimento Crueldade Nunca Mais. Parabenizamos os organizadores por ser uma manifestação focada e sem ocorrência de vandalismo. O Brasil mostra que não aceita mais a impunidade contra os animais. Esta foi a segunda grande mobilização do Movimento Crueldade Nunca Mais. A primeira ocorreu em janeiro de 2012.
                
A manifestação na rua da Consolação/Foto de Ricardo Osman

             O ato teve início às 10 horas no Masp, na Avenida Paulista, e terminou às 14 horas na Praça Roosevelt, onde o coordenador do Movimento Crueldade Nunca Mais, Allan Reinaldo, e a presidente do Quintal de São Francisco, Angela Caruso, discursaram. A manifestação foi organizada também outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro. “Queremos mostrar aos senadores que o País não aceita mais a impunidade nos crimes contra os animais”, disse Allan Reinaldo, referindo-se à reforma do Código Penal em tramitação no Senado, que pode alterar a atual legislação. A lei vigente, que é a de Crimes Ambientais, prevê detenção de no máximo um ano para maus-tratos a animais, o que na prática não leva ninguém para a cadeia, uma vez que penas desta duração são geralmente convertidas em punições alternativas, como pagamento de cesta básica ou prestação de serviços à comunidade.  “Precisamos mudar essa realidade no País”, disse a promotora de Justiça, Vânia Tuglio, que acompanha a votação do Novo Código Penal. “Não temos hoje como punir efetivamente crimes contra os animais”, acrescentou Vânia. A situação dos animais silvestres é diferente, a caça e o aprisionamento são considerados crimes inafiançáveis, conforme artigo da lei de Crimes Ambientais.
                    

 Da manifestação em São Paulo participaram também cachorros, como o vira-lata Apolo. Sua dona, a secretária Lourdes Soares Gomes, de 49 anos, soube da convocação pelo Facebook, o principal instrumento de divulgação do Movimento Crueldade Nunca Mais. “Moro aqui no Centro e não poderia deixar de comparecer”, disse ela. De longe, veio o cozinheiro Aragonei dos Santos, de 29 anos, que ficou conhecido por denunciar na internet a captura de cães de rua, e a remoção dos animais para local deserto, em Santa Cruz do Arari, na Ilha de Marajó, no Pará. Em maio deste ano, o prefeito da cidade teria ordenado a remoção de 300 cães da comunidade e Aragonei postou imagens no YouTube. “Hoje, estou sendo ameaçado de morte em Santa Cruz do Arari”, disse Aragonei dos Santos, que, segundo afirmou, vive no momento em Belém sobre proteção do Ministério Público, que apura a denúncia. Aragonei teve apoio de Correia do Mel e sua equipe de resgate animais que passaram 40 dias no Pará, inclusive resgatando os cães de barco. Na manifestação de ontem, Aragonei foi tratado como verdadeiro herói da causa animal. O ato teve apoio também do Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade, que levou faixa para Avenida Paulista.
                                  
O Núcleo que reúne Medicina Veterinária e Espiritualidade apoia a manifestação
/Foto de Ricardo Osman

                                                    

                                                   
Angela Caruso, do Quintal de São Francisco
                                           
Aragonei dos Santos, o herói dos resgates em Santa Cruz do Arari

                                   CADEIA PARA QUEM 

                     COMETE MAUS-TRATOS A ANIMAIS


Nenhum comentário:

Postar um comentário