sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Um livro fundamental para ajudar pessoas e animais

Este é um livro aguardado por todos os que sabem que a violência contra os animais é uma ameaça a toda a sociedade. Não deixe de ler  o livro “Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas – A aplicação da Teoria do Link nas ocorrências da Polícia Militar paulista”, de Marcelo Robis Francisco Nassaro, que foi feito a partir de uma pesquisa inédita realizada no Brasil.

Nina Rosa e Marcelo Robis/Foto divulgação
O lançamento do livro “Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas – A aplicação da Teoria do Link nas ocorrências da Polícia Militar paulista" acontece nesta segunda-feira dia 16 de setembro, das 18h30 às 21h, na Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional à Avenida Paulista, 2.073, em São Paulo. A ação tem apoio do Instituto Nina Rosa e da Livraria Cultura.
A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado do autor, defendida em 2013. Robis Nassaro estudou registros criminais de pessoas autuadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo por maus tratos aos animais e observou que uma porcentagem significativa delas também apresentou outros registros por crimes violentos contra pessoas, indicando uma conexão entre esses delitos.

A pesquisa, pioneira no Brasil, além de confirmar a relação entre os maus tratos dos animais e a violência contra as pessoas pode servir de base científica para que forças policiais de segurança criem ações de prevenção primária, combatendo os maus tratos aos animais e evitando outros crimes no futuro.
A expectativa do autor é que este trabalho contribua para a implementação de políticas públicas, especialmente de segurança pública, para combater os maus tratos e agir preventivamente em relação aos futuros crimes violentos contra pessoas e animais.
O valor arrecadado com a venda desta primeira edição será revertido integralmente para projetos do Instituto Nina Rosa, que tem como foco a difusão da Educação Humanitária, baseada em valores positivos, e que resgata a relação homem-ambiente, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica.
O Instituto Nina Rosa já divulgava a conexão entre a violência contra animais sendo um degrau para a violência contra humanos, com base em pesquisa realizada pelo FBI americano. "Quando conhecemos esse trabalho, com pesquisas brasileiras, sentimos que tínhamos que apoiar, pois essa conclusão deve ser conhecida por toda a sociedade, e em especial, por educadores e policiais”, explica Nina Rosa Jacob, presidente do Instituto.
Marcelo Robis/Foto Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário