quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

10 coisas que você deve fazer para proteger seu cão ou seu gato nas festas de fim de ano

Ilustração ARCA/Divulgação


                                     ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal elaborou uma lista de cuidados que você deve adotar nas festas de fim de ano para proteger seus animais.
                          São orientações importantes (e simples) para prevenir acidentes provocados pelos FOGOS DE ARTIFÍCIOS, artefatos explosivos que assustam e causam sofrimentos aos bichos.

10 recomendações da ARCA Brasil

1. Coloque coleira e plaqueta de identificação (RGA) com o número do seu telefone (residência e celular). Esse pode ser o ‘bilhete de volta pra casa’ no caso de fugas. A coleira do gato deve ser elástica, para evitar enforcamentos ao se prender a galhos ou outro objeto. O microchip é uma identificação perfeita e definitiva, mas não elimina o uso da plaqueta.

2. Verifique se muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e são suficientes para impedir fugas, mesmo que o animal esteja apavorado. Antes do início dos fogos, acomode o bicho em um ambiente o mais protegido possível dos barulhos, dentro de casa ou numa área externa, em que ele fique isolado dos perigos.

3. Nunca deixe seu animal preso em corrente. Na hora do pânico ele pode se machucar e até se enforcar. Se tiver mais de um cão, evite deixá-los juntos por precaução. Excitados pelo barulho, eles podem brigar e se ferir gravemente.

4. Ofereça alimentos leves antes dos fogos. Distúrbios digestivos provocados pela agitação e pelo pânico podem, até mesmo, ser fatais.

5. Se você mora em apartamento, verifique se as telas de proteção das janelas estão firmes e seguras. Se não tiver tela, jamais deixe as janelas escancaradas, sobretudo se você tem gatos e se não estiver em casa.

6. Antes da meia-noite aproxime seu animal da TV ou de um aparelho de som e vá aumentando aos poucos o volume para que ele se acostume com o som alto.

7. Apesar de desconfortáveis, tampões de silicone ou algodão podem ser utilizados, mas retirados imediatamente, assim que o barulho cessar.

8. Saia para passear, correr e brincar com o seu cão várias vezes no dia das festas. Ele estará mais cansado durante a queima de fogos, e o medo dos rojões será menor.

9. Para os gatos, procure transformar um ambiente no cantinho deles. Crie tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção. Abra portas de armários e deixe os lugares que eles gostam acessíveis, além de água, comida e areia próximos.

10. Consulte um veterinário para saber sobre medicações que podem tranquilizar seu bichinho. Muitas pessoas utilizam florais, que são essências extraídas de flores silvestres. Segundo elas, esse é um recurso válido pois auxilia no equilíbrio das emoções e não tem contra indicações. Mas lembre-se: nunca dê medicamentos ao seu cão ou gato sem indicação médica!


O que é a ARCA?
Em 20 anos de atuação, os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL-Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país. Seu programa “Controle Ético das Populações de Cães e Gatos” é modelo nacional, reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e modelo para todo o País – incluindo a cidade de São Paulo –, salvando centenas de milhares de vidas.


Este blog agradece e parabeniza a direção da ARCA Brasil pela elaboração e divulgação da lista. Prevenção é fundamental! Obrigado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário