terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ivo Pitanguy, um amigo dos animais.

O cirurgião plástico brasileiro Ivo Pitanguy está lançando o livro autobiográfico "Viver Vale a Pena" (Casa da Palavra/396 páginas). É uma obra de leitura fácil e agradável, inspirada nos bons momentos da vida e da carreira deste médico conhecido mundialmente.  
Mineiro, Ivo Pitanguy foi morar no Rio de Janeiro na juventude onde concluiu os estudos de Medicina na década de 1950. Fez cursos nos Estados Unidos e na Europa antes de fundar a famosa clínica no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, por onde passaram artistas internacionais, beldades e empresários. Professor, foi fundador da enfermaria de cirurgia plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
   No livro, ele expõe sua determinação, disposição de ajudar o próximo e o amor pelos animais. Em sua ilha em Angra dos Reis, criou todos os tipos de aves e mamíferos selvagens, como o macaco-prego Chiquinho. "Para mim, não existe vida sem a presença de algum bicho. A ilha foi o lugar que elegi para a realização natural desse meu amor pelos animais. Aproveito a companhia de cada um desfrutando sua tranquilidade, suas qualidades, e nutro o sentimento de profunda responsabilidade pela sobrevivência deles. Não crio bicho; de fato, convivo com eles. Pacas, mutuns, jacus e uma infinidade de pássaros vivem e se reproduzem na ilha. Sempre admirei a frase de Buffon: "Plus jê connais les hommes, plus j'aime les animaux." (Quanto mais conheço os homens, mais amo os animais.)", escreveu Ivo Pintanguy na página 193, de sua autobiografia.
Na casa da Gávea, no Rio de Janeiro, conviveu com o cachorro Bob, a quem dedicou um capítulo do livro. "Entre eu e Bob se pactuou uma afeição humana. Havia lealdade, cumplicidade e bastava meu olhar para que Bob entendesse o que eu queria. Quando morreu, já com 12, 13 anos, senti como se uma pessoa muito querida tivesse partido. Fiz um túmulo muito bonito para ele na entrada da ilha."
Recomendamos a leitura deste livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário