sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia de adoção de cães foi um sucesso no Brasil e em São Paulo, diz Pedigree.

 Apesar do frio e da garoa paulistana, a assessoria do projeto Adotar é Tudo de bom afirma que foi bem sucedida a campanha do domingo, dia 25 de maio. Nós deste blog ficamos felizes porque rezamos por todos os cachorrinhos que precisam de um lar. Veja o informe do programa enviado a este blog: "o programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, iniciativa da Mars que completa 6 anos em 2014, e que já mudou a realidade de mais de 44 mil cães abandonados no Brasil por meio do estímulo à adoção e guarda responsável, promoveu no dia 25 de maio, domingo, o DIA DA ADOCÃO – feira que reuniu cinco ONGs em São Paulo e mais 25 em 11 diferentes Estados, batendo o recorde de adoções, dando um lar a 354 cãezinhos no Brasil inteiro sendo 114 adoções na cidade de São Paulo.
Veja as fotos do evento no domingo dia 25, no Parque Villa Lobos, em SP.





segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto 'Adotar é Tudo de Bom' tem o Dia da Adoção: é domingo, dia 25 de maio, em vários Estados do País.

Recebemos este texto da assessoria da PEDIGREE  Adotar é tudo de bom, um programa sério que tem contribuído de maneira expressiva para reduzir o número de cães abandonados no País. Reproduzimos o texto na íntegra. 

O programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, iniciativa da Mars que completa 6 anos em 2014, e que já mudou a realidade de mais de 43 mil cães abandonados no Brasil por meio do estímulo à adoção e guarda responsável, promove no próximo dia 25 de maio, domingo, o DIA DA ADOCÃO – feira que reúne cinco ONGs em São Paulo e mais 25 em 11 diferentes Estados.
Em São Paulo, o evento acontece no Parque Villa Lobos e deve contar com o auxílio de mais de 30 associados Mars voluntários e cerca de 150 cãezinhos (só em São Paulo), além das edições que acontecem paralelamente em Cachoeirinha e Erechim – RS, Florianópolis e Palhoça – SC, Maringá, Cascavel e Curitiba – PR, Campinas, Mogi Guaçu, Guararema, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Bragança Paulista – SP, Rio de Janeiro e Petrópolis – RJ, Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora – MG, Vitória – ES, Anápolis – GO, Salvador – BA, Recife – PE e Fortaleza – CE. 
Esta é a primeira edição do DIA DA ADOCÃO. Além da causa nobre de oferecer um lar aos cachorrinhos, a feira conta com atrações diversas para divertir, entreter e informar o público, como as apresentações de Agility, um espaço de dicas com veterinários, espaço para fotos com os cães que ainda esperam encontrar um lar, van de banho a seco para os cãezinhos adotados e distribuição de PEDIGREE® Sachê.  A campanha de comunicação, que contempla mídia impressa e rádio leva a assinatura da AlmapBBDO, mídia online fica por contada Bold e a produção do evento no Villa Lobos é da b!ferraz. 
Todos os cães serão adotados já castrados e vacinados como parte da iniciativa da guarda responsável – um dos grandes focos do programa. Os interessados em dar um lar para os animais, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil, devem estar munidos dos seguintes documentos: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.
O programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom ajuda atualmente 33 ONGs em 11 Estados doando alimento para cães, materiais de suporte para feiras de adoção como tendas, kits de adotante com ração, bolinha, comedouro, pingente de identificação e guia para adotantes que também serve de carteira de vacinação. Além disso, o programa conta também com o Plano de Excelência, que completou um ano em Março de 2014, e tem como objetivo a profissionalização das ONGs parceiras, difundindo boas práticas e estimulando a troca de informações entre elas, bem como oferecendo palestras sobre universo canino, sistema de cadastro da cães no site do plano de excelência, ajuda na comunicação através das redes sociais de PEDIGREE®, foto dos cães para adoção para campanhas da marca e doação de vermífugos e anti pulgas.
SERVIÇOPEDIGREE® Adotar é tudo de bom – DIA DA ADOCÃO
Dia: 25 de maio
Horário: 10h às 16h
Local: Espaço canino do Parque Villa Lobos, em São Paulo – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – São Paulo/SP
Entrada livre e gratuita
*Os interessados nas adoções, além de passarem por uma entrevista de avaliação de perfil, devem estar munidos dos seguintes documentos: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.

PEDIGREE® Adotar é tudo de bom
Existem milhões de cães abandonados no Brasil e 70% deles acabam em abrigos, sendo que 90% nunca encontrarão um lar. O programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom tem como objetivo mudar essa realidade por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa; do apoio aos abrigos que resgatam e promovem a adoção consciente e da educação da população sobre a guarda responsável.
As iniciativas de PEDIGREE® Adotar é tudo de bom, que está em seu quarto ano no Brasil, só têm se multiplicado. Ao longo dos anos, o programa acumulou novas estratégias, realizando parcerias e uma série de atividades. Além de renovar seu compromisso de doar até R$ 1 milhão ao iniciar seu quarto ano no País, o programa possui, entre outras atividades, seminários de capacitação de ONGs, o apoio de diversas personalidades e ações importantes para a mobilização da população para a causa. Com o apoio atual a 33 ONGs em 11 Estados, a realidade de mais de 43 mil cães que foram adotados por meio do programa já foi transformada.
O programa PEDIGREE® Adotar é tudo de bom surgiu nos Estados Unidos como parte da iniciativa global da Mars, Incorporated, empresa detentora da marca PEDIGREE®. O programa também está presente em países como Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e México, ajudando a transformar em realidade a visão da Mars Petcare: tornar o mundo um lugar melhor para os pets.
PEDIGREE® Adotar é tudo de bom na internet:
Portal: www.pedigreeadotaretudodebom.com.br
Twitter: http://twitter.com/PedigreeAdotar
Facebook: http://www.facebook.com/PedigreeAdotar

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Virada Cultural de São Paulo terá Cãominhada

A cidade de São Paulo terá no próximo fim de semana a Virada Cultural com inúmeros shows e atividades. Recebemos, no e-mail deste blog, texto da MM Agência, informando sobre a Primeira Cãominhada da Virada Cultural de São Paulo. Reproduzimos abaixo a notícia:
Durante a Virada Cultural a Prefeitura de S.Paulo, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, também apoiará a 1ª Cãominhada Granja Viana,que será realizada no dia 18 de maio, das 9:00 às 12:00, no Parque Cemucam (km 25 da Rodovia Raposo Tavares – sentido capital), e que somará aos diversos eventos familiares que ocorrerão na capital paulista
Idealizado pela MM Agência em parceria com a Prefeitura de S. Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e o Parque Cemucam, além de patrocínio do Grupo Pet Center Marginal, a 1ª Cãominha da Granja Viana será realizada em prol dos direitos animais, e também com o objetivo do desenvolvimento social-afetivo das famílias paulistanas.
A Cãominhada também terá a presença do famoso Jatobá, um vira-lata que vivia pelas ruas de Cotia e que após ser atropelado foi socorrido por um anjo, mas mesmo com todos os cuidados iniciais, Jatobá ficou cego com apenas dois anos.
Seus olhinhos foram retirados e as pálpebras costuradas para evitar infecções, mas a veterinária fez de tal modo a cirurgia que Jatobá sempre está com a expressão feliz... Artista nato, Jatobá já participou de diversos programas para mostrar com habilidade o que pode fazer. O sapeca que foi adotado por uma veterinária, joga bolinha, passeia, e até abre a porta da clínica sem ajuda.
Para participar da Cãominhada será necessário doar 1kg de ração no dia do evento, que será entregue para ONG Patinhas da Liberdade, organização não governamental que atua desde de Janeiro de 2008 em Cotia e região, com a missão de contribuir com o movimento de proteção, defesa e bem-estar animal.
Para que todos possam se divertir durante o evento, alguns cuidados serão necessários, os cães devem estar em boas condições de saúde, identificados com nome e telefone para contato na coleira, focinheiras serão necessárias para as raças consideradas de potencial ofensivo, são eles: Fila Brasileiro, Pit Bull, Dogue Argentino, Rottweiller,  Bull Terrier, Terrier Americano.
Serviço
1ª Cãominha da Granja Viana
Local: Parque Cemucam
Endereço: Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital) 
Data: 18 de Maio de 2014 - domingo
Informações sobre o evento na MM Agência: (11) 2769-7743 / 3045-7481
Horário: das 9:00 às 12:00

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os Rinocerontes do ZooParque de Itatiba

Foto dos Rinocerontes Brancos/Ricardo Osman/Blog AnimaisOk

                                                            Foto Ricardo Osman/Blog AnimaisOk

terça-feira, 6 de maio de 2014

Temple Grandin, em São Paulo: suas ideias já estão mudando a indústria e a pecuária brasileiras?

                     

A norte-americana Temple Grandin em palestra na faculdade FMU, em São Paulo.
/Fotos de Ricardo Osman



      A cientista norte-americana Temple Grandin, uma das maiores autoridades mundiais no estudo de bem-estar animal, com papel relevante nas novas instalações da indústria de carne nos Estados Unidos, esteve nesta semana em São Paulo e deu uma boa notícia aos brasileiros. Em palestra na faculdade FMU (Campus da Avenida Santo Amaro) na tarde de segunda-feira, dia 5 de maio, Temple Grandin deixou claro que já há produtores brasileiros de carne e/ou criadores de gado interessados em seu trabalho e adotando, na prática, suas ideias para as plantas de abatedouros. Ela informou que vem prestando consultoria no Brasil e descreveu uma visita: "Era uma planta (industrial) boa, mas com muita gritaria e choques elétricos (aplicados aos animais, para eles andarem nos corredores)",disse Temple Grandin. Ela não citou o nome do cliente, mas revelou que reprovou a gritaria e os choques, e que apresentou suas ideias de baixo estresse dos animais para essa planta industrial. Refez o projeto.  
     Com pesquisas reconhecidas em todo o mundo, a especialista em bem-estar animal defendeu o uso de "vídeo" nesta empresa brasileira e em outras indústrias de produção de carne para monitorar a ação dos funcionários e evitar erros. Segundo afirmou, hábitos antigos, como o choque elétrico, podem retornar aos abatedouros por meio dos trabalhadores que resistem às mudanças propostas por ela no manejo dos animais, mudanças que consideram o comportamento dos bichos e suas emoções, como medo e raiva. 
          
           A PALESTRA 

        Na palestra, Temple Grandin  revelou que a rede do McDonald's  nos Estados Unidos passou a exigir de todos os seus fornecedores de carne a adoção de suas ideias, o que levou a mudanças nas plantas industrias e no manejo do gado.  "Há um caminho  longo a percorrer", disse Temple à plateia no auditório lotado da FMU, em São Paulo. "Mas quando comecei a trabalhar com o conceito de bem-estar na década de 1970 a situação era muito ruim. Hoje, a cultura está mudando, e o produtor percebe que a cultura do bem-estar é também lucrativa."
      Ela reapresentou seus conceitos que mostram como produtores ignoravam (e muitos ignoram ainda) as necessidades dos animais, que tanto lucro rendem, e os novos métodos de abate menos cruéis. No auditório, ela exibiu fotos que mostram corredores de abatedouros escuros, com chão liso e molhado e vários objetos como mangueiras de água pendurados nas paredes. Mas o gado tem medo de sombras, mangueiras e evita entrar em locais escuros, como observou a especialista. Tudo isso leva ao estresse e a situações de maus-tratos. Temple falou, sobretudo, sobre a emoção dos animais e de como podemos tratá-los com dignidade e respeito. No Brasil, o calor na maior parte do País e o transporte são itens que merecem atenção especial.
    A palestra na FMU foi possível graças aos esforços da professora Andrea Bueno Ribeiro, que se dedica à área de bem-estar animal, e do apoio da professora Paula Bastos e da coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Ana Claudia Balda.

    

       PRODUÇÃO BRASILEIRA

  •        O Brasil é um dos principais produtores de carne bovina do mundo e, segundo o Ministério da Agricultura, é desde 2008 o maior exportador de carne bovina, com grandes perspectivas para o futuro. Só que mercados como os dos Estados Unidos e da Europa são hoje exigentes em relação ao bem-estar dos animais, e não apenas em relação aos cuidados sanitários. No momento, a indústria de produção de carne bovina brasileira busca alcançar um patamar de primeiro mundo  para aumentar as exportações. Talvez, dentre os países emergentes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil seja o que venha obter melhores resultados em termos de bem-estar animal e manejo correto na pecuária de corte na próxima década. Quem melhor poderá falar sobre isso será a própria indústria, hoje concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que já dispõe de especialistas, recursos financeiros e tecnológicos para modernizar a planta industrial.        
       QUEM É TEMPLE GRANDIN

  •        Temple Grandin  nasceu nos Estados Unidos e ganhou notoriedade por ter uma compreensão excepcional dos animais e de suas emoções. Ela é autista e desde a adolescência gosta dos animais. Elaborou trabalhos inovadores na área do bem-estar animal. Quando era criança, seus pais chegaram a ouvir de um médico que ela teria dificuldade para falar. Entretanto, Temple Grandin conseguiu superar dificuldades e vencer na Academia: ela é Bacharel em Psicologia pelo Franklin Pierce College e tem mestrado em Zootecnia na Universidade Estadual do Arizona, e é Ph.D. em Zootecnia pela Universidade de Illinois. No momento, ministra cursos na Universidade Estadual do Colorado a respeito de comportamento de rebanhos e projetos de instalação, além de prestar consultoria em manejo, instalações e cuidado de animais em todo o mundo. Para saber mais: www.grandin.com




LIVRO –  Temple Grandin é autora (com Catherine Johnson) do livro "O Bem-Estar dos Animais - proposta de uma vida melhor para todos os bichos", publicado no Brasil pela editora Rocco. Recomendamos a leitura deste livro que fala sobre cães, gatos, bois, cavalos e porcos. Suas revelações e pesquisas nos fazem refletir sobre vários aspectos de nossa convivência com esses animais. Citamos um trecho:
"Os cães são muito diferentes de vários outros animais com que trabalhamos porque são hipersociais e hipersensíveis a tudo o que fazemos. A sintonia dos cães com as pessoas é tamanha que são os únicos animais capazes de seguir o olhar ou o dedo que aponta numa direção e entender que lá está guardado um alimento. Os lobos não são capazes disso, nem os chimpanzés."