terça-feira, 24 de novembro de 2015

Rio Doce: uma tragédia anunciada do mar de lama.

Foz do Rio Doce, no Espírito Santos/Foto Ibama Divulgação

A tragédia de vidas humanas, de animais e do meio ambiente em Minas Gerais, causada pelo rompimento de barragem da mineradora Samarco, é a crônica de um acidente anunciado. Crianças morreram, cães e gatos, peixes e animais silvestres. Tudo isso porque no Brasil medidas de proteção às comunidades e ao meio ambiente, e medidas de sustentabilidade, ainda são vistas na maioria dos casos como marketing pelas empresas.
Atesto isso como jornalista profissional que atuou por 34 anos na grande imprensa brasileira e visitou inúmeros projetos de empresas, inclusive da Vale, que é ao lado da BHP uma das controladoras da Samarco.
Aparentemente, o rompimento da barreira surpreendeu a todos, mas a empresa não tinha nenhum sistema de monitoramento das barragens que receberam resíduos da extração do minério e nem sistema para avisar à comunidade sobre o acidente, e tentar salvar vidas, e conter os danos ao meio ambiente. Tudo foi improvisado após o acidente do dia 5 de novembro de 2015, é essa a impressão que fica.
Proteção ao meio ambiente e medidas de crescimento sustentável devem ser levados a sério neste País. Sei que a Samarco e a Vale têm medidas neste sentido, mas precisam fazer mais, mais e mais, como evidenciou o rompimento e a tragédia ecológica que seguiu a Mariana. Nestes dias, a lama chegou ao oceano Atlântico, a morte anunciada da flora e fauna brasileiras.
O Ibama informa que multou a empresa em R$ 250 milhões. A prevenção teria custado menos, mas o autor deste blog e muitos outros defensores do animais e do meio ambiente, e portanto das comunidades, parecem não serem ouvidos pelas autoridades e pelas empresas quando alertam que precisamos viver no Brasil uma nova fase em relação à responsabilidade com o planeta. Isso não é discurso de ecohippie, nem de protetor de animais desinformados, o que ocorreu é coisa séria, que causou e causa imenso sofrimento a inúmeros seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário