sexta-feira, 17 de abril de 2015

Revista Science, um segredo desvendado: o 'hormônio do amor' que liga cães e humanos.

Capa da revista Science

       A revista Science, edição desta sexta-feira, dia 17 de abril de 2015, publica importante reportagem para todos os que gostam dos cães: pesquisa realizada no Japão revela que os cães têm os níveis do hormônio ocitocina aumentados ao olharem ou terem contatos próximos com seus amigos e donos. A ocitocina é considerado o "hormônio do amor", responsável pela sensação de bem-estar e felicidade, e é produzida pela hipófise, localizada no cérebro. É um hormônio ligado nas fêmeas à maternidade e à amamentação.
        A Ciência já sabia que nós humanos temos 'descargas' de ocitocinas todas as vezes que acariciamos, olhamos ou abraçamos uma criança ou um cachorrinho querido. Mas agora os cientistas descobriram que, no outro lado da relação, os cães também produzem ocitocina todas as vezes que nos olham fixo ou estão em contato conosco. 
        Nem todos os animais que convivem conosco têm esta características. Canídeos silvestres, como os lobos, não reagem desta forma. Segundo a pesquisa, nem os lobos que foram 'domesticados' produzem o 'hormônio do amor" em contato com os seus criadores.

A notícia saiu no Jornal da Nacional da edição de quinta-feira à noite. O texto é do correspondente de Nova York: 
"Um estudo de pesquisadores japoneses publicado pela revista Science encontrou motivos da ligação tão forte que existe entre o homem e o cachorro. Eles são companheiros fiéis, carinhosos. Às vezes, parece até que entendem os nossos sentimentos. Mas qual é a explicação para os laços profundos que unem cachorros e humanos?
A resposta pode estar em uma substância: a ocitocina, um hormônio produzido na glândula hipófise superior, que tem conexão com o hipotálamo, região do cérebro ligada ao bem estar, às emoções. E que geralmente é produzida quando estamos perto de quem gostamos muito. Por isso é chamada de “hormônio do amor”. 
Quando um bebê olha fixamente para os olhos da mãe, os níveis de ocitocina no cérebro dela aumentam, reforçando a ligação dos dois. Pesquisas já haviam demonstrado que a produção de ocitocina também aumenta quando fazemos carinho ou olhamos fixamente para um cachorro. Agora, uma pesquisa divulgada na revista Science mostrou que o cérebro dos cães reage do mesmo jeito."

Resumo da reportagem publicada pela revista Science.

Human-like modes of communication, including mutual gaze, in dogs may have been acquired during domestication with humans. We show that gazing behavior from dogs, but not wolves, increased urinary oxytocin concentrations in owners, which consequently facilitated owners’ affiliation and increased oxytocin concentration in dogs. Further, nasally administered oxytocin increased gazing behavior in dogs, which in turn increased urinary oxytocin concentrations in owners. These findings support the existence of an interspecies oxytocin-mediated positive loop facilitated and modulated by gazing, which may have supported the coevolution of human-dog bonding by engaging common modes of communicating social attachment.

Para saber mais: http://www.sciencemag.org/content/348/6232/333.full



Arqueologia mostra laços antigos entre cães e homens/Revista Science