terça-feira, 5 de julho de 2016

Veterinários na Estrada fazem campanha em Alfenas

União de Forças: Veterinários na Estrada, ONG Anjos de Patas e oficiais do Tiro de Guerra.


      Ao som de Abba, Eric Clapton e B. B. King, o trabalho foi intenso nas barracas de campanhas montadas pelo projeto Veterinários na Estrada, dentro do quartel da cidade de Alfenas, em Minas Gerais, onde foram castrados 110 cães e gatos na última semana de de junho de 2016. A música foi apenas um dos ingredientes na motivação da equipe reunida pela Médica Veterinária, Amélia de Oliveira, uma paulista de 52 anos, que dedica suas forças e talentos para os animais de rua, abandonados, de comunidades de pequenas e médias cidades, e também para os de locais remotos do País, como os da Amazônia.

    O trabalho bem-sucedido foi possível graças ao empenho da ONG Anjos de Patas, presidida pela professora Renata Santinelli, e que tem na diretoria a estudante de agronomia Heliodora Jordão da Silveira Zaponi, e a parceria com o quartel do Exército local. O acampamento dos Veterinários na Estrada foi montado dentro do Tiro de Guerra. 

      O autor deste blog, médico veterinário Ricardo Osman Gomes Aguiar, formado pela FMU em São Paulo em 2015, e o médico veterinário Vinícius Julião, de Alfenas, ajudaram a Dra. Amélia de Oliveira como assistentes nas cirurgias. E aprenderam muito com ela sobre a técnica do gancho utilizada nas fêmeas caninas e felinas, que assegura menor risco de infecção e encurta o tempo do procedimento.
Na foto ao lado, está o autor do blog com a médica veterinária Amélia de Oliveira, em um intervalo do trabalho no Tiro de Guerra.
Em quatro dias, foram atendidos inúmeros animais de rua e de ONGs, outros vieram da roça, e muitos vira-latas foram trazidos por seus proprietários, que conseguiam arcar com os custos baixos da cirurgia do projeto Veterinários na Estrada.
Enfermidades comuns na região foram tratadas e parasitas foram retirados dos animais. Os proprietários foram convidados a assistir palestra educativa sobre os benefícios da castração, que além de impedir a reprodução é método preventivo contra o câncer.
Na foto acima, estão os proprietários com seus animais na fila da castração de cães e gatos, dentro do quartel. Ao fundo, as barracas do projeto Veterinários na Estrada, onde as cirurgias foram feitas com todos os cuidados e técnicas de assepsia.



Na foto acima e ao lado, Dra. Amélia e Oliveira prepara-se para iniciar mais uma castração. Nas fêmeas, foi utilizada a técnica do gancho. Por meio de um pequeno gancho os ovários, trompas e útero são puxados para fora do corpo, através de pequeno corte, o que reduz consideravelmente a possibilidade de infecção interna, e o tempo de cirurgia, em relação à técnica convencional.









 Na foto à direita, os cachorrinhos se recuperam no espaço reservado à pós-cirurgia. 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário