quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Hora de rever as lições em sala de aula

              Os profissionais de hoje ainda lembram os termos usados em sala de aula para descrever o ser humano e os animais: os primeiros eram os "racionais" e os segundos os "irracionais". Mas todos os dias, e com razão, vemos em casa ou na clínica veterinária, momentos em que os nossos animais se mostram "inteligentes" e "racionais". Os cães e os gatos domésticos, por serem mais próximos aos humanos, são exemplo de uma complexidade lógica e emocional, e seres que têm sentimento e raciocínio.
              Portanto, é hora de incorporarmos algumas reflexões de Edgar Morin, pensador francês, sobre o que é ensinado nas salas de aula dos colégios tradicionais sobre os animais, onde ainda hoje onças e lobos-guarás são apresentados como "selvagens" _ palavra que não define mais quem vem da selva, mas tem nova representação simbólica, que aponta para o que pode ser perigoso, não submetido, imprevisto e de comportamento agressivo.
             Morin enumerou em seus estudos os 7 saberes importantes aos educadores do futuro e o assunto foi tema do Mestrado em Saúde e Bem-Estar Animal do curso de Pós-Graduação da FMU que estou cursando em São Paulo.
             Considerando os pontos propostos como a transdiciplinaridade do conhecimento, os princípios do conhecimento pertinente e a ética do gênero humano, é dever dos educadores da atualidade rever o ensino sobre os animais e de seus comportamentos naturais.
             O Homo Complexus como define Morin é que pode ser bastante "irracional", "destruidor" e até "selvagem". O comportamento dos animais silvestres é atualmente conhecido, segue a hábitos previsíveis, de amor, proteção e evidente de defesa contra agressores, como seres humanos caçadores que invadem seus territórios ou cortadores de florestas e invasores de matas.
             A ideia do lobo mal deve definitivamente ficar para trás nas salas de aula. As crianças hoje em dia chamam cães e gatos de "amigos" e de "irmãos" como vemos hoje no dia-a-dia da clínica veterinária. Estão aprendendo sozinhas com o apoio de São Francisco de Assis, e muitos educadores devem ouvi-las.
            É hora de leitura dos textos de Edgar Morin e do emprego de suas ideias nas aulas de Biologia.

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